5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico – A
Liturgia do dia 09 de maio de 2023
Façamos a oração do dia: Pai, confirma em mim o dom da paz recebida de teu Filho Jesus, de forma que, revestido desta fortaleza, eu possa caminhar, sem medo, ao teu encontro.
PRIMEIRA LEITURA: At 14,19-28
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.
21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.
24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.
27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 145(144)
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.
EVANGELHO: Jo 14,27-31a
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Depois da ressurreição, entre tantos outros, Jesus oferece dois dons pascais: a paz e o Espírito Santo. Mas, quando fez esse discurso de despedida, ele estava a ponto de iniciar o caminho da cruz. Às vésperas de sua paixão, Jesus é capaz de oferecer a paz messiânica. Em meio à angústia e à iminência da cruz, ele pacifica o coração dos seus discípulos, pois sua morte na cruz é o cumprimento pleno do projeto de Deus e manifestação da fidelidade a seu povo.
A paz “de Jesus” é muito diferente daquela “do mundo”, marcada pela injustiça e pela opressão dos mais fortes, pois nasce do interior do príncipe do mundo, Satanás. O termo hebraico shalom inclui saúde, prosperidade econômica, capacidade de diálogo e de resolução dos conflitos, fecundidade da terra, abundância de filhos, sabedoria, temor de Deus, e tantos outros fatores para que se tenha uma vida feliz e abençoada. Jesus vai para o Pai, que o enviou, mas nos deixa sua paz. Agora, caminhamos na força da ressurreição e do Espírito. Essa é a bem-aventurança por excelência. Testemunhando o Evangelho do Reino, antecipamos o céu.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.” Com esta certeza de que Cristo é Paz, vamos entrar em comunhão com sua Palavra e com a humanidade que tem sede de paz. Temos sede de paz, mas nem sempre queremos a fonte da paz que é Jesus. Buscamos a paz em lugares -perturbados.
Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que nos anima; dai-nos, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém
Leitura (Verdade)
Este é o momento de compreendermos o texto. Leia-o com calma e silenciosamente. Deixe que as palavras de Jesus toquem seu coração como fez com tantas pessoas que o procuraram e com as que o procuram hoje. Que seu amor e sua paz nutra nosso ser e nos transforme em apóstolos da paz.
“As palavras de Jesus permitem deduzir que o clima é de despedida. Porém, antes de voltar ao Pai, ele oferece à humanidade a paz. Não se trata de uma quietude ou de um mero silêncio, mas da paz divina. Quem acredita profundamente em Deus, mediante o seguimento a Jesus, encontra aquela paz que é contínua, que não desaparece facilmente, que sustenta os diferentes momentos da existência. Estamos sedentos de paz, mas nem sempre aceitamos ir à fonte, que é Jesus. A paz é um dom de Deus, mas também um compromisso diário. Em certo sentido, a paz é um termômetro da própria fé. Quem crê em Jesus está imerso na paz. Cresçamos na fé para termos os dons do Espírito Santo. Que a paz seja a melhor companhia!
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à paz que Jesus me oferece? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que “só Ele tem palavras de Vida eterna”? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?
Oração (Vida)
“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).
Contemplação (Vida e Missão)
O que o Evangelho o/a leva a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo e sermos instrumentos de paz.
Bênção
O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

