Eu sou a porta – Jo 10,1-10

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós
Oração diária Eu vim para que tenham vida - Jo 10,1-10
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2022 Ano C Eu sou a porta – Jo 10,1-10

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

A liturgia: Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós

Façamos a oração do dia: Ó Pastor divino, nós vos pedimos que envieis muitos operários para a vossa messe, pois ela é imensa e os operários são poucos.


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 09 de maio de 2022

PRIMEIRA LEITURA: At 11,1-18

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.

10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 42(41); 43(42)

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!

— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

EVANGELHO: Jo 10,1-10

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No AT, há promessas de existir um verdadeiro pastor (Jr 3,15; 23,4; Ez 34,23; 37,24). Moisés, que já foi pastor (Ex 3,1ss), é considerado pastor do rebanho de Deus (Is 63,11). Davi, o pastor de rebanhos, se tornou pastor do povo (2Sm 7,7s). Deus queria que houvesse um pastor para que o povo não ficasse à deriva (Nm 27,17). Nos tempos do Novo Testamento, os mestres da Lei e os fariseus tinham tomado para si a função de pastores do povo, ou instrutores. Mas Jesus entra em conflito com eles, pois não reconhecem a Jesus o papel de guia do povo (Jo 9,40; 10,6s). Diante dessa situação é que Jesus assume a perspectiva profética do AT (de pastor; aqui, “porta das ovelhas” ou vigilante delas) e chama os dirigentes religiosos de ladrões e assaltantes. Em outras palavras, o que foi anunciado no AT não está sendo realizado pelos dirigentes e autoridades, mas sim em Jesus. O povo já não deve ouvir aqueles, mas tão somente a este.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.

Rezemos: “Nós vos adoramos, ó Jesus, Pastor eterno da humanidade. Vós a alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa Palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Dai a todos nós a graça de escutar e viver a vossa Palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho de hoje procure assinalar as qualidades marcantes de Jesus, o Bom Pastor. Em que Ele se diferencia dos maus pastores. O que significa “um só rebanho e um só pastor”?

“Em geral, experimentamos certa dificuldade no relacionamento com lideranças, governantes, autoridades. Há sempre o receio de que estejamos sendo passados para trás, de que estejam nos anulando ou se aproveitando do que é nosso. É com nossa experiência em família e em sociedade que nos aproximamos de Deus. Corremos o risco de repetir o mesmo relacionamento desconfiado e distante com que tendemos a tratar as autoridades. Jesus insiste no relacionamento entre o pastor e suas ovelhas, feito de conhecimento mútuo, confiança e afeto. Ele nos conhece, chama-nos pelo nome, dá a vida por nós. Não é um estranho nem ladrão ou assaltante. Ele caminha a nossa frente. Sigamo-lo com confiança.” 

Meditação (Caminho)

Procure entender a atitude do Pastor que dá a vida por suas ovelhas.
O Papa Francisco nos diz: “O Senhor continua hoje a chamar para segui-lo. Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso ‘eis-me aqui’, nem assustar-nos com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto. Escutá-la, discernir a nossa missão pessoal na Igreja e no mundo e, finalmente, vivê-la no ‘hoje’ que Deus nos concede” (Papa Francisco).

Você escuta e reconhece a voz do Pastor que o(a) chama a fazer parte do seu redil? Percebe em sua vida a presença do Pastor a conduzi-lo(a)? Confia que nada lhe faltará, pois é conduzido(a) pelo Bom Pastor?

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar com Deus. Permaneça aberto à sua graça, deixe-se guiar por sua Palavra e traga na sua presença as fragilidades humanas suas, de seus queridos, da humanidade e de todo Universo. Reze em comunhão com a Igreja, reze em prol da VIDA.
Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Reze também pelas vocações que o Senhor desperta para o serviço da Igreja.

Contemplação (Vida e Missão)

Neste dia quero mergulhar muitas vezes na ternura de Deus que como Bom Pastor busca, abraça e carrega no colo suas ovelhas. Quero rever minha vida à luz da Vida Maior do Ressuscitado, Perceber o dom da vida na sua origem, seguindo a voz do Bom Pastor, para prolongar seus gestos e o seu cuidado em favor da vida.
O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.