Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, Memória – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 20 de maio de 2024
Façamos a oração do dia: Pela intercessão amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para o seu convívio as famílias de todos os povos.
PRIMEIRA LEITURA: Gn 3,9-15.20 ou At 1,12-14
Leitura do Livro do Gênesis
Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9 o Senhor Deus o chamou, dizendo: “Onde estás?” 10 E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11 Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12 Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13 Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20 E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.
OU:
Leitura dos Atos dos Apóstolos 1, 12-14
Depois que Jesus subiu ao céu, 12 os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13 Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.
14 Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 87(86)
— Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor
— Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor
— O Senhor ama a cidade *que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião *mais que as casas de Jacó.
— Dizem coisas gloriosas * da Cidade do Senhor. De Sião, porém, se diz: † “Nasceu nela todo homem; * Deus é sua segurança”.
— Deus anota no seu livro, † onde inscreve os povos todos: * “Foi ali que estes nasceram”. Por isso todos juntos * a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: * “Estão em ti as nossas fontes!”.
EVANGELHO: Jo 19,25-27
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 25 perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26 Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27 Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.
28 Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. 29 Havia ali uma jarra cheia de vinagre.
Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30 Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
31 Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32 Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33 Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34 mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Iniciamos hoje a sétima semana do Tempo Comum com a celebração de Maria, Mãe da Igreja. “Esta celebração recorda a todos os discípulos de Cristo que é preciso enraizar a nossa vida sobre três realidades: na cruz, na hóstia e na Virgem. Estes são os três mistérios que Deus deu ao mundo para estruturar, fecundar, santificar a nossa vida interior e para nos conduzir a Jesus Cristo. São três mistérios a contemplar no silêncio”, explica o Cardeal Sarah. Com Maria, contemplamos em silêncio tudo o que diz respeito a seu Filho, Jesus. Pregado na cruz, antes de morrer, ele entregou o discípulo a Maria, sua mãe, dizendo: “Eis o teu filho”.
O discípulo não tem nome. Ele é simplesmente “aquele que Jesus amava”. A ele Jesus disse: “Eis a tua mãe”. A Mãe Maria e o filho discípulo: um cuida do outro e os dois se querem bem. Naquele momento, aos pés da cruz, estavam todos os discípulos de todos os tempos representados pelo discípulo que Jesus amava. Naquele momento, Maria se tornava oficialmente Mãe da Igreja. Aos pés da cruz, Maria é a Senhora das Dores, porque compreende as dores do discípulo e é por ele amparada.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Na liturgia de hoje celebramos a memória de Maria, Mãe da Igreja, pois ela é a primeira discípula que acompanhou Jesus de perto em toda a sua vida. Como comunidade cristã nos confiamos a sua proteção para vivermos com fidelidade nosso “Sim” a proposta do Evangelho de seu Filho, Jesus.
Rezemos: Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e o seu chamado.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”
Leitura (Verdade)
A Palavra ouvida, meditada e guardada no coração aumenta nossa fé e nossa confiança no Senhor.
Maria estava lá, com os apóstolos, quando veio o Espírito Santo, protagonista com a primeira comunidade da admirável experiência de Pentecostes, e rezemos a ela para que obtenha para a Igreja o ardente espírito missionário”. Estas palavras do Papa Francisco enfatizam a estreita ligação entre o Espírito e Maria, entre a Solenidade de Pentecostes e a memória de hoje da Virgem Maria, Mãe da Igreja. O Espírito Santo é a alma da Igreja e Maria, a venerada esposa do Espírito. A Igreja é o corpo místico de Cristo, Maria é a Mãe de Jesus que ele mesmo confia, no alto da Cruz, a João, confiando ao mesmo tempo o apóstolo a Maria. Sejamos fiéis, como foi Maria, a Mãe de Cristo e da Igreja.
Meditação (Caminho)
“Filho, eis aí tua Mãe!” ”Jesus confiou o discípulo amado à sua Mãe” e vice-versa.
Como é sua relação com Maria, a Mãe de Jesus? Como ela está presente em sua vida e o inspira ao seguimento de seu Filho? Como você se entrega à sua proteção?
Oração (Vida)
Ajudai, ó Mãe, a nossa fé.
Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e o seu chamado.
Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa.
Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-Lo com a fé.
Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer.
Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado.
Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho.
Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor.
Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia.
Qual atitude deseja viver neste dia para estreitar sempre mais seu compromisso com fidelidade a Jesus como fez Maria?
Bênção
Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

