Oitava da Páscoa – Ano Litúrgico – A
Liturgia do dia 14 de abril de 2023
Façamos a oração do dia: Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos atrair para ele muitas outras pessoas
PRIMEIRA LEITURA: At 4,1-12
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus.
3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil.
5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?”
8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.
12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 118(117)
— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.
— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”
— “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
EVANGELHO: Jo 21,1-14
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Essa aparição a sete apóstolos acontece no mar da Galileia, na fronteira com o paganismo. Na aparição do Ressuscitado, surgem outras temáticas: a missão da Igreja; a precedência de Pedro; a fecundidade do apostolado em Cristo; o uso teológico do título “Senhor”; a Ceia Eucarística. Sem Cristo, o apostolado é infrutífero; tudo é treva e fracasso. Na aurora, Cristo está de pé. Eles não o reconhecem. Jesus apela para o ambiente fraterno da refeição comum à base de pão e peixe.
O milagre da abundância acontece na força da palavra do Senhor. A fecundidade da pescaria e as redes que não se rompem testificam a unidade da Igreja, que continua a mesma missão do Senhor. O que poderia ser somente uma refeição banal, torna-se uma ceia com conteúdo eucarístico. Alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, os apóstolos se abrem à missão.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Jesus vem ao nosso encontro todos os dias, como Jesus ressuscitado foi ao encontro dos discípulos à beira do mar de Tiberíades. Mas é preciso a fé sincera e autêntica para percebermos sua presença. Obedientes à sua Palavra lancemos as redes…, até o profundo de nosso ser para conhecer tudo o que de bom podemos tirar de nós, com o auxílio da graça divina. É Deus que age em nós. O Evangelho de hoje é um convite para acolhermos o mandato de Jesus: “Lançai as redes e achareis”.
“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta-me para a presença de Deus e dá-me coragem para não desanimar nas dificuldades. Amém.”
Leitura (Verdade)
Encontrar-se com a Palavra é encontrar-se com Cristo. Obedecê-la é nossa santificação.
“Comprometido com o fortalecimento da fé dos apóstolos, Jesus aparece novamente. O cenário de desolação daqueles pescadores o impulsiona a desafiá-los para que lancem novamente as redes. A quantidade de peixes é surpreendente, a ponto de não terem coragem de perguntar quem ele era. A maior parte dos apóstolos entendia da arte da pesca, mas o abundante resultado só se fez visível quando obedeceram a Jesus, que indicou onde lançar as redes. Quantas vitórias experimenta quem procura fazer a vontade de Deus! Muitas vezes somos resistentes, não acreditamos no poder do Senhor Ressuscitado. Hoje, Jesus continua suas manifestações e sinais. O que nos cabe é estarmos abertos para acolher a vontade dele.”
Meditação (Caminho)
Na beira do Lago de Tiberíades estava o Ressuscitado. No meio do lago estavam os discípulos de jesus que haviam retornado à sua antiga profissão depois da morte de Jesus. Para eles, tudo estava acabado. Mas o coração de João olhou aquele homem na beira do lago e fixando os olhos nele, exclamou: “É o Senhor!”
Você é capaz de parar no meio de suas atividades para descobrir o Senhor que se manifesta de tantas formas?
Verbalize o apelo de Deus em seu coração hoje?
Oração (Vida)
Ó Pai, a manifestação do Ressuscitado na beira do lago nos enche de alegria. Também em nossos trabalhos e atividades queremos reconhecer a presença amorosa de Jesus. Ensinai-nos a abrir os olhos para perceber sua presença: nas crianças abandonadas, nos jovens em busca de sentido, nas famílias desempregadas, desfeitas e em busca de esperança, nos idosos que carecem de cuidados…….
Ajudai-nos a perceber os sinais de vossa presença em todos os acontecimentos que nos cercam, porque cremos que é vosso amor que tudo conduz….
Contemplação (Vida e Missão)
Os discípulos obedeceram e foram recompensados com a pesca milagrosa. Como você pretende obedecer aos apelos de Deus, sobretudo, no dia de hoje?
Bênção
O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

