A cura da sogra de Simão – Lc 4,38-44

Jesus é o Senhor da vida. Ele cura a sogra de Pedro por seu gesto de bondade. Que a Palavra de Deus nos fortaleça e renove em nós a vida e a esperança.
Oração diária, A cura da sogra de Simão - Lc 4,38-44
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2018 Ano B A cura da sogra de Simão – Lc 4,38-44

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

22ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

05 de setembro de 2018


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a presença de Jesus em minha vida seja motivo de libertação, de modo que eu possa servir com alegria o meu próximo, especialmente, os mais necessitados.

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 3,1-9

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 1Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive de vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 2Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 3visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais?
4Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 5Pois, que é Apolo? que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus. 6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 7De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus.
8Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 9Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 32

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

— Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança

EVANGELHO:  Lc 4,38-44

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia. – Palavra da Salvação.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus saiu de Nazaré, onde tinha permanecido de forma oculta durante trinta anos, e foi para Cafarnaum, na beira do mar da Galileia. Simão Pedro morava em Cafarnaum. Jesus ensina e age, mostrando pouco a pouco na prática o significado dos seus ensinamentos. Curou a febre da sogra de Simão Pedro com autoridade, diz São Lucas. Ele chega perto da senhora, inclina-se e manda que a febre vá embora. Mandou o demônio sair e agora manda que a febre saia. Tudo muito rápido. A febre sai e ela imediatamente prepara alguma coisa para eles comerem. Quando termina o sábado, Jesus é procurado por todos os doentes do lugar. Impõe as mãos sobre cada um deles e os cura. Os possessos faziam sua profissão de fé: “Tu és o filho de Deus”. Jesus se recolhia de manhã bem cedo num lugar deserto para rezar e depois saía anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Jesus é o Senhor da vida. Ele cura a sogra de Pedro e muitos outros doentes por seu gesto de bondade. Que a Palavra de Deus nos fortaleça e renove em nós a vida e a esperança.
Peçamos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? O que representava a enfermidade para a mentalidade da época? Qual é a ação de Jesus?
“De um lugar público, a sinagoga de Cafarnaum, Jesus vai à casa de Simão. Todo âmbito da vida humana é lugar da presença do Senhor. Todo e qualquer lugar é espaço à manifestação da ação de Deus. ‘A sogra de Simão estava com muita febre.’ A febre era considerada a antessala da morte, um mal que definha os ossos. Jesus cura a sogra de Simão, advertindo a febre como se expulsasse um demônio. O mal impede a sogra de Simão de celebrar o descanso sabático. À palavra de Jesus, ela se levantou, como ‘se levanta’ da morte. É o Senhor da vida que faz viver os que vivem prostrados sob o mal e realizar a oração própria do discípulo, o serviço. Jesus é apresentado como um Messias itinerante que arranca do coração do ser humano o mal que o impede de empreender, com Jesus, o seu caminho para Deus. O Senhor não é prisioneiro de um grupo nem de um lugar. A salvação da qual ele é portador destina-se a toda a humanidade” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que diz o texto a você hoje? Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que você vive? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor? De quais enfermidades você deseja ser curado(a)? Você valoriza sua vida, sua saúde como um dom de Deus?

Oração (Vida)
Oração pela saúde: “Espírito Santo, criador e renovador de todas as coisas, Tu és a vida de minha vida. Eu te adoro e te dou graças. Tu, que conservas a vida do universo, dá-me o dom da saúde; livra-me de todos os males do corpo e do espírito. Que eu gaste minhas energias a serviço dos irmãos. Espírito de Vida, concede sabedoria aos cientistas, médicos e a todos que atendem os enfermos, para que consigam descobrir a causa das doenças que ameaçam a vida. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.