As minhas palavras não passarão – Mc 13,24-32

Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno
Oração diária, As minhas palavras não passarão - Mc 13,24-32
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2021 Ano B As minhas palavras não passarão – Mc 13,24-32

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 13,24-32

Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, que eu me deixe guiar por tuas palavras, e me mantenha vigilante, na caridade, à tua espera.

👉 Ouça essa linda música na integra



33º Domingo do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 14 de novembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Dn 12,1-3  

Leitura da Profecia de Daniel:

1“Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro.

2Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno.

3Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 16(15)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!/ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Eis porque meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!

SEGUNDA LEITURA: Hb 10,11-14.18  

Leitura da Carta aos Hebreus:

11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO: Mc 13,24-32

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas.

26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.

28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas.

30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quando o Filho do Homem vier nas nuvens com poder e glória para o juízo final, os anjos reunirão os eleitos dos quatro cantos da terra. Quando isso vai acontecer? Somente o Pai o sabe, somente ele conhece o dia e a hora do fim. Quem serão os eleitos reunidos dos quatro cantos da terra? Esperamos que sejamos nós, e que um dos quatro cantos da terra seja a nossa América, e nela o Brasil. Deus, porém, não parece se prender a tempo e lugar.

O monte Garizim na Samaria e o monte Sião em Jerusalém podem ser ótimos lugares para o culto divino, nunca, porém, prisões da Palavra. A Palavra não está algemada, dirá São Paulo. Mesmo sendo verdade que fora da Igreja não há salvação, os eleitos salvos não estão confinados nas estruturas visíveis da Igreja. Os abutres vão se concentrar onde estiver o cadáver, e o cadáver ressuscitará em qualquer lugar. Diz o Evangelho de Mateus que diante do trono do Juiz do céu e da terra alguns perguntarão: “Quando foi que te vimos e te demos de comer?”.

Estes fazem parte dos eleitos e não sabiam tudo sobre a pessoa de Jesus e seu Evangelho. Não sabiam que ele se identificava com o faminto. Outros, que sabiam, não farão parte dos eleitos, porque nada fizeram com o que sabiam. Daniel, o profeta, nos ajuda nesta empreitada final. Gabriel, o comandante, estará ao lado do povo de Deus. Escapará quem for desse povo e tiver seu nome inscrito no livro.

O povo de Deus, que escapará das calamidades do fim, são todos aqueles que têm seu nome no Livro da Vida. Se tal inscrição acontece pela circuncisão e pelo batismo, a tinta com que foi escrita permanece legível pelos atos conscientes que fazemos. A justificação não se dá no rito. Ele se dá no primeiro ato consciente feito por quem passou pelo rito. Os sábios conscientes brilharão como relâmpago. Outros acordarão para a rejeição eterna. Pertencer nominalmente ao povo não é garantia de salvação.

A pertença se mostra nos atos livres e conscientes. Os eleitos recolhidos dos quatro cantos da terra podem ser qualquer pessoa. Como dirá São Pedro no batismo de Cornélio: “Agora sei que Deus não faz acepção de pessoas, mas que em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça lhe é agradável. Em qualquer nação, quem respeita o Senhor e pratica a justiça está no caminho da salvação”. Cornélio e os seus foram confirmados pelo próprio Espírito Santo que veio sobre eles. Depois foram feitos os ritos. Os ritos feitos por Jesus estão ligados às curas por ele realizadas. Foram ritos de misericórdia e compaixão. A Carta aos Hebreus nos alerta.

Os ritos sacrificais oferecidos pelo povo dentro de suas instituições de povo eleito eram incapazes de remover os pecados. Somente o sacrifício de Cristo, única oblação, levou à perfeição definitiva os que foram por ele santificados. Estes são os eleitos, recolhidos dos quatro cantos da terra. Eles ressuscitarão para a vida. Na verdade, são eles que formam a comunidade de Jesus presente no mundo. São os adoradores do Pai em espírito e verdade, mesmo sem o saber. Ressoa forte sobre o universo e sobre as nossas consciências cristãs as palavras de Jesus: “Foi a mim que o fizestes”. Terminamos hoje a leitura de Marcos, que foi o evangelista deste ano. No próximo ano litúrgico, ouviremos São Lucas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno, no caminho de contato com o Pai, o amor verdadeiro.

A Palavra nos convida à esperança no Deus libertador que tem um projeto definitivo para a humanidade. É preciso estar vigilante e revestir-nos de esperança, para não desanimarmos na prática do bem.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com bastante atenção, detendo-se nos versículos que mais chamam sua atenção. Observe o contexto do relato evangélico. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o tema central de sua mensagem? O que esse relato nos ensina?

“O cristão é um peregrino nesta terra. Não é um cidadão, mas um exilado que marcha para a verdadeira pátria. Considera a terra não como uma habitação permanente, mas como uma etapa da viagem. Por isso, não constrói aqui uma casa de pedra sólida, mas apenas uma tenda, como faz o viajante no deserto. Com a Ressurreição de Jesus, começa um tempo novo. Mesmo atento às realidades terrenas, o cristão tem os olhos fixos no futuro. É o tempo da Igreja. O mal é sempre ameaçador, mas o Filho do Homem, um dia, virá para reunir seus eleitos. Os sinais de Deus estão acontecendo. É importante tentar entendê-los. A liturgia deste domingo não assinala o fim, mas o começo. Nossa atitude não é de temor, mas de amor.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida?
Coloque-se diante da Palavra e esteja atento(a) ao que o Senhor diz ao seu coração. Estou atento(a) aos sinais de Deus em minha vida?
O Senhor espera responsabilidade de nossa parte.

Oração (Vida)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angustias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.