Amai os vossos inimigos – Mt 5,43-48

Jesus coloca um novo e marco: não apenas perdoar, mas amar o inimigo. Este enunciado tem sua origem no Pai do céu, que não descrimina o inimigo.
Oração diária Amarás o teu próximo!
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2021 Ano B Amai os vossos inimigos – Mt 5,43-48

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,43-48

Jesus coloca um novo e marco: não apenas perdoar, mas amar o inimigo. Este enunciado tem sua origem no Pai do céu, que não descrimina o inimigo.


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 15 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 8,1-9  

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Irmãos, queremos levar ao vosso conhecimento a graça de Deus que foi concedida às Igrejas da Macedônia. 2Com efeito, em meio a grandes tribulações que as provaram, a sua extraordinária alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de liberalidade.

3Eu sou testemunha de que esses irmãos, segundo os seus recursos, por sua própria iniciativa 4e com muita insistência, nos pediram a graça de participar da coleta em favor dos santos de Jerusalém. 5E, indo além de nossas expectativas, puseram-se logo à disposição do Senhor e também à nossa, pela vontade de Deus.

6Por isso solicitamos a Tito que, assim como a iniciou, ele leve a bom termo entre vós essa obra de generosidade. 7E como tendes tudo em abundância – fé, eloquência, ciência, zelo para tudo, e a caridade de que vos demos o exemplo – assim também procurai ser abundantes nesta obra de generosidade.

8Não é uma ordem que estou dando; mas é para testar a sinceridade da vossa caridade que eu lembro a boa vontade de outros. 9Na verdade, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  146(145

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

— É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe. O Senhor é fiel para sempre.

— Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

— O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.

EVANGELHO: Mt 5,43-48

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.

46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem pode ser perfeito como Deus é perfeito? Deus é a perfeição, sem nenhum defeito, e nós somos defeituosos por natureza. Jesus veio de junto do Pai. Ele o viu e o conhece, e é ele mesmo quem nos propõe sermos perfeitos como o Pai celeste é perfeito. Se o que nos é proposto como objetivo a ser alcançado é grande, bom e belo, faremos algum esforço para alcançar o fim almejado. Se estiver distante, tentaremos percorrer ao menos a metade do caminho para diminuir a distância.

Os exemplos dados no Evangelho, que retratam a perfeição de Deus, nos mostram um Pai celeste que trata bem bons e maus, justos e injustos, um Pai que ama gratuitamente. Um Pai amoroso e bem educado, que saúda e cumprimenta os outros com afeto.

A proposta de sermos perfeitos com o Pai celeste nos impulsiona a rever nosso defeito dominante, nossas limitações, nossas reações espontâneas, nos anima a refazer a imagem que temos dos inimigos e dos adversários, a fazer deles um novo retrato, a redesenhá-los e a rever como tratamos os amigos. A perfeição do Pai está na sua capacidade de fazer nascer o sol sobre bons e maus, sem se deixar controlar nem pela maldade destes nem pela bondade daqueles.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e cada um de nós sobre as disposições necessárias para o seu seguimento. Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus continua nos ensinando como devem ser nossas atitudes. Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e assinale a grande atitude sobre a qual Jesus faz o contraponto.

“O nacionalismo judeu reservava o termo “amigo” para seus concidadãos: os outros eram simplesmente inimigos. Esta norma, por vezes, era rompida em casos especiais. Jesus coloca um novo e surpreendente marco: não apenas perdoar, mas amar o inimigo. Este enunciado tem sua origem no Pai do céu, que não descrimina o inimigo. A perseguição não legitima o ódio. Nem sempre sabemos amar os que nos amam. Esse amor situa-se no horizonte humano. Amar o que não é amável, amar aquele que não nos ama, isso é divino. O próprio Jesus nos deixou o exemplo: suas últimas palavras, no alto da cruz, foram no sentido de perdoar a humanidade, que ele jamais deixou de amar. Ser perfeito – imitar – como o Pai do céu é apostar na misericórdia.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como faço minhas opções no amor? Amo apenas o que é amável?
Guardo antipatia ou ódio com alguém? Por quê? Só porque pensam diferente de mim?
No Senhor está a vida, o amor, o perdão. É nessa estrada de Jesus que eu caminho?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus? Conclua com a oração do Pai Nosso, rezada pausadamente, fazendo ressonância de suas palavras.

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.