Acreditais que eu posso fazer isso?

O Evangelho de hoje nos fala da fé. Pela fé no filho de Davi, os dois cegos foram curados e tornaram-se testemunhas do milagre alcançado
Liturgia diária Os dois cegos curados - Mt 9, 27-31
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2023 Ano A Acreditais que eu posso fazer isso?

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 02 de dezembro de 2022

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: Is 29,17-24

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 27(26) 

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu irei ter medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

EVANGELHO: Mt 9,27-31

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”

Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A cura dos cegos deve ser entendida como um abrir de olhos para ver a realidade de Jesus. Esse abrir de olhos só é possível mediante a fé. Aproximar-se de Jesus sem fé não realiza nada. Os fariseus e escribas, por não terem fé em Jesus, viram nele um impostor perigoso que devia ser eliminado. Já os pequenos e simples que se aproximaram com fé receberam do Pai a revelação máxima sobre Jesus e o Reino de Deus (Mt 11,25ss).

Também hoje, muitas pessoas, pelo conhecimento intelectual, chegam a Jesus e veem nele um excelente líder, ou até um taumaturgo importante, mas não são capazes de perceber nele aquele que o Pai enviou e que é a realização da vontade de Deus. Faltando a fé, Jesus passa a ser visto como outros tantos líderes: os profetas do AT, Gandhi, Francisco de Assis etc. Mas isso não basta.

Jesus é mais do que todos os homens e mulheres que viveram neste mundo, desde as origens. Ele é Deus encarnado na história. Dessa compreensão depende a adesão. Ninguém adere a um profeta ou mesmo a um líder cristão e aceita até derramar seu sangue por ele. Por Jesus, muitos homens e mulheres foram ao martírio. Só com o olhar da fé se abrem os olhos das cegueiras e se permite ver nele a imagem de Deus, de quem ele é o esplendor (Hb 1,3).

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos fala da fé. Pela fé no filho de Davi, os dois cegos foram curados e tornaram-se testemunhas da libertação que o Senhor realizara em sua vida.

Oremos: “Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e detenha-se em alguns elementos presentes na narrativa.
Observe com quais palavras os cegos se dirigem a Jesus? O que buscam? O que foi necessário para que os homens fossem curados? Por que Jesus os adverte para que ninguém fique sabendo das curas?

“Sem a luz da fé, caminhamos neste mundo às tontas. Não enxergamos bem. A fé é a luz de Deus que acolhemos em nossa vida. Muitas histórias de cegos nos Evangelhos são como que ilustrações sobre a fé. Às vezes, seguimos Jesus, somos seus discípulos, mas sem uma fé robusta. Aqueles dois cegos seguiram Jesus até sua casa. Em casa, Jesus conversou com eles e, segundo sua fé, lhes deu a visão. A casa representa a comunidade, a Igreja. É lá que de maneira especial nos aproximamos de Jesus, crescendo no conhecimento, no amor e no seguimento dele. A comunidade é quem tem o testemunho sobre Jesus. Os dois discípulos de Emaús também caminharam com Jesus, como cegos, mas o reconheceram na ceia, em casa”. 

Meditação (Caminho)

“Acreditais que eu posso fazer isso?” A resposta dos cegos é clara, pronta e confiante: Sim, Senhor!” Confiar no Senhor é viver profundamente a fé nele.

Qual palavra do texto encontrou sintonia com sua vida, com suas atitudes?
Quais sentimentos o texto despertou em você?
Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Permaneça em silêncio por alguns instantes.

Oração (Vida)

A súplica dos dois cegos traduz uma profunda confiança no Senhor, como vemos no pedido: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”, e na resposta: “Sim, Senhor”. Em seguida, Jesus confirma que a cura da cegueira se dá “conforme a vossa fé”. Fé, portanto, é o elemento central que o evangelho nos convida a viver neste dia.

Oração para pedir a graça da fé:
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado(a) na tua Palavra e que por ela me sinta exortado(a) à fidelidade.

Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto.

Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Quais apelos esta oração lhe provocou? Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Quais compromissos deseja melhorar o rumo em sua vida?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.