A paz esteja nesta casa! – Lc 10,1-9

Lucas é o escritor da mansidão, da misericórdia, da infância de Jesus e compaixão de Jesus. Companheiro de Paulo nas viagens missionárias.
Oração diária, São Lucas Evangelista - Lc 10,1-9
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2022 Ano C A paz esteja nesta casa! – Lc 10,1-9

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

A liturgia: Lucas é o escritor da mansidão, da misericórdia e compaixão de Jesus. Companheiro de Paulo nas viagens missionárias e o evangelista da infância de Jesus

Façamos a oração do dia: Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

👉 Ouça essa linda música na integra



29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 18 de outubro de 2022

PRIMEIRA LEITURA: 2Tm 4,10-17b

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 145(144)  

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso Reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso Reino esplendoroso. O vosso Reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

EVANGELHO: Lc 10,1-9

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O terceiro evangelho é considerado como sendo de Lucas. Ele não assinou seu livro, como também os demais evangelistas não o fizeram. Desde o século II, esse livro é chamado de “evangelho de Lucas”. Não se sabe quem era. Sabe-se que ele também escreveu Atos dos Apóstolos (cf. Lc 1,1ss e At 1,1ss). Desenvolveu-se muita lenda a respeito dele. Uns creem que Lucas fosse Lúcio de Cirene, companheiro de infância de Herodes (At 13,1b).

Outros pensam que foi companheiro de Paulo em suas missões, pois em At 16,10.11.16 ele usa o pronome “nós”, como se fosse um dos colaboradores de Paulo e sua equipe (Fm 24). Baseando-se em Cl 4,14, quando Paulo fala de “Lucas, o médico”, formou-se tradição de que exercesse a medicina. Não se sabe realmente quem ele era, mas, ao que tudo indica, foi o único autor não judeu que escreveu livros bíblicos e, provavelmente, um teólogo convertido por Paulo que pôs seus talentos a serviço da Igreja de todos os tempos.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de São Lucas, evangelista. Autor do livro “Atos dos Apóstolos”. Lucas é o escritor da mansidão, da misericórdia e compaixão de Jesus. Companheiro de Paulo nas viagens missionárias e o evangelista da infância de Jesus. Seus escritos indicam sua convivência e partilha com Maria, a Mãe de Cristo. Era médico, escritor e apóstolo.
Hoje, Dia do médico, peçamos ao Senhor que os ilumine e que sejam solícitos para com os vulneráveis. Amém!

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente observando as recomendações de Jesus ao enviar os “mensageiros do Reino” pelo mundo, de cidade em cidade.

“Uma das recomendações de Jesus aos seus setenta e dois discípulos missionários é a visita às famílias em suas casas. Nesse ponto, recomenda três coisas a eles: que, ao entrar em qualquer casa, façam logo uma saudação de paz; que fiquem hospedados na casa que os receber, sem procurar um lugar melhor; e que comam e bebam do que ali tiverem, com simplicidade e sem exigências. A saudação recomendada foi: “A paz esteja nesta casa!”. Esta saudação será uma bênção para quem a acolher (como filhos da paz). E sua casa poderá ser uma parceira da missão, alimentando e hospedando os missionários. Assim, os próprios missionários aprendem a envolver as famílias na missão, a partir de sua adesão à paz anunciada”.

Meditação (Caminho)

O mensageiro não é maior que a mensagem. Não importa o cargo que ocupa, nem os diplomas que conseguiu. Na escola de Jesus somos todos, apenas mensageiros de sua verdade, de seu amor e justiça.
Ser discípulo de Jesus não é fácil, pois diariamente os valores de nossa fé são confrontados com os valores do mundo. Quais são minhas atitudes diante deste confronto? Como é minha fidelidade a este chamado de Cristo?
Sou um mensageiro/a da Paz?

Oração (Vida)

A missão é de Deus, e somos convidados a cooperar com ela. Motivados pela alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, apresentemos ao Senhor as nossas preces, dizendo: “Senhor, ajudai-nos a viver e a anunciar a alegria do Evangelho”.
1. Pai de bondade, conservai o papa Francisco sempre fiel na missão de liderar a Igreja em sua nova etapa evangelizadora, marcada pela alegria.
2. Acompanhai com vosso Espírito os missionários e as missionárias que doam sua vida, longe da família e da pátria, para que não lhes faltem a alegria do Evangelho, a fidelidade e a ousadia no serviço profético da missão.
3. Senhor da messe, despertai em nossas famílias e comunidades vocações missionárias, dispostas a testemunhar a alegria do Evangelho em todos os continentes.
4. Encorajai a vossa Igreja no anúncio e no testemunho do Evangelho até os confins do mundo.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele me capacite para a missão que me confiou?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.