28ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 18 de outubro de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.
Todos os compradores irão ter acesso ao conteúdo do site – Clique aqui para conferir todos os encontros (Já são mais de 100 encontros)
PRIMEIRA LEITURA: 2Tm 4,10-17b
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo
Caríssimo: 10 Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11 Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12 Mandei Tíquico a Éfeso. 13 Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15 Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16 Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 144(145)
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
EVANGELHO: Lc 10,1-9
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ “.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Hoje celebramos o evangelista São Lucas, que estamos lendo nas leituras semanais deste período. Não foi apóstolo e é evangelista. Escreveu o terceiro Evangelho, e trabalhou na redação dos Atos dos Apóstolos. Era um homem culto. Dizem que era médico. Nasceu em Antioquia do Oronte, na Síria. Havia diversas Antioquias naquelas partes do mundo. Nesta, a de São Lucas, se formou a primeira comunidade cristã fora da Terra Santa. Foi lá que nos deram o nome de “cristãos”. Lucas acompanhou Paulo em algumas viagens missionárias, mas não deve ter sido o autor do Diário de Viagens que serviu de base para os atos de Paulo no Livro do Atos dos Apóstolos. O redator do Diário deve ter sido Silas, companheiro de Paulo na segunda viagem, substituindo Barnabé. Diz a tradição que Lucas era também pintor e deixou pintado um belo ícone da Virgem Maria.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Memória litúrgica de São Lucas, evangelista. Autor do livro “Atos dos Apóstolos”. Lucas é o escritor da mansidão, da misericórdia e compaixão de Jesus. Companheiro de Paulo nas viagens missionárias e o evangelista da infância de Jesus. Seus escritos indicam sua convivência e partilha com Maria, a Mãe de Cristo. Era médico, escritor e apóstolo.
Hoje, Dia do médico, peçamos ao Senhor que os ilumine e que sejam solícitos para com os vulneráveis. Amém!
Antífona do dia: “Como são belos sobre os montes os passos daquele que anuncia a paz, trazendo a Boa Nova e proclamando a Salvação.”
Leitura (Verdade)
Dia de São Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos e do Evangelho, a quem proclamamos neste período litúrgico. Seus escritos indicam sua convivência e partilha com Maria, a Mãe de Jesus. Cada evangelista tem um modo pessoal de redigir o próprio texto. Lucas preocupa-se em fazer uma pesquisa exímia, em fontes confiáveis. Foi médico, escritor e apóstolo. É o escritor da mansidão, misericórdia e compaixão de Cristo. No Evangelho deste dia, Jesus apresenta o código de conduta que a missão da paz exige: os bens deste mundo não devem ter a primazia no coração humano, a solidariedade deve ser um imperativo e a violência deve ser banida; colocar-se a caminho, a serviço, permanecer vigilante e sem ostentação.
Meditação (Caminho)
O mensageiro não é maior que a mensagem. Não importa o cargo que ocupa, nem os diplomas que conseguiu. Na escola de Jesus somos todos, apenas mensageiros de sua verdade, de seu amor e justiça, colaboradores em seu projeto.
Ser discípulo de Jesus não é fácil, pois diariamente os valores de nossa fé são confrontados com os valores do mundo.
Quais são minhas atitudes diante deste confronto? Como é minha fidelidade a este chamado de Cristo?
Sou um mensageiro/a da paz, da justiça, do amor?
Oração (Vida)
A missão é de Deus, e somos convidados a cooperar com ela. Motivados pela alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, apresentemos ao Senhor as nossas preces, dizendo: “Senhor, ajudai-nos a viver e a anunciar a alegria do Evangelho”.
Pai de bondade, conservai o papa Francisco sempre fiel na missão de liderar a Igreja em sua nova etapa evangelizadora, marcada pela alegria.
Acompanhai com vosso Espírito os missionários e as missionárias que doam sua vida, longe da família e da pátria, para que não lhes faltem a alegria do Evangelho, a fidelidade e a ousadia no serviço profético da missão.
Senhor da messe, despertai em nossas famílias e comunidades vocações missionárias, dispostas a testemunhar a alegria do Evangelho em todos os continentes.
Encorajai a vossa Igreja no anúncio e no testemunho do Evangelho até os confins do mundo.
Inspirai os médicos no atendimento diário, para que amem a vida, os pobres, os sofredores, respeitem as pessoas, e sejam reconhecidos em sua profissão. Amém
Contemplação (Vida e Missão)
Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele me capacite para a missão que me confiou?
Bênção
Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.