Liturgia Diária

A messe é grande

Onde estamos, nós, cristãos, para levar essas pessoas até Jesus? Você se candidata? Há vaga para todos!
Oração diária, Nunca se viu coisa igual em Israel! - Mt 9,32-38

Receba a Liturgia em seu Whatsapp

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 09 de julho de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me compassivo diante do sofrimento de tantos irmãos e irmãs, movendo-me a ser, efetivamente, solidário com eles.

Paz e bem!

Venho mais uma vez pedir orações a minha filha Manuela Puerta Fuzatto,
Hoje (23/07/2024) as 17:00 ela passara pela transfusão de sangue.

PRIMEIRA LEITURA: Os 8,4-7.11-13

Leitura da Profecia de Oséias

Assim fala o Senhor: 4 “Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição. 5 Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6 Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços, esse bezerro de Samaria. 

7 Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão. 11 Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12 Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13 Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 115(113B)

— Confia, Israel, no Senhor!
— Confia, Israel, no Senhor!

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas. 

— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver;  têm nariz e não podem cheirar, tendo ouvidos, não podem ouvir.

— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar. Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.

— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! 

EVANGELHO: Mt 9,32-38

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32 apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33 Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34 Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 

35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37 “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Um possesso mudo é alguém que teve a capacidade de falar tirada pelo demônio. Jesus expulsa o demônio e restaura a fala àquele que estava mudo. O demônio o impedia de se comunicar, agindo por si mesmo e por meio de seus seguidores. O demônio e seus cúmplices privam as pessoas de algo que as torna humanas, diminuindo-as e desumanizando-as. Por outro lado, Jesus age em benefício das pessoas, assim como se espera que seus seguidores, seus colaboradores, também o façam. Enquanto o demônio diminui as pessoas,

Jesus as eleva, mesmo sendo injustamente acusado de agir com o poder do demônio. Mesmo diante das críticas, Jesus continua sua missão, percorrendo cidades e vilarejos para ensinar e proclamar as boas novas do Reino. Ele cura os doentes e tem compaixão pelo povo, que ele sente estar abandonado, como “ovelhas sem pastor”. Um povo desorientado que busca por cura, ensinamento e compreensão seguindo Jesus. Há uma grande necessidade de trabalhadores para ajudar esse povo.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje é um dia de celebração em memória de Santa Paulina. É uma oportunidade para agradecermos a Deus pelas pessoas queridas que passaram por nossas vidas e nos deixaram exemplos inspiradores de santidade.
No Evangelho de hoje, Jesus demonstra sua bondade e compaixão ao acolher e curar. Este é um momento para nos abrirmos para a luz e as palavras do Mestre Jesus, preparando nosso coração para ser iluminado por sua sabedoria.
Aproveite este momento de silêncio para se conectar com Deus.

Leitura (Verdade)

Observe quais são as pessoas que procuram Jesus com simplicidade e fé. E quem o procura com espírito crítico, afim de apanhá-lo em alguma contradição. Porque esse homem que é apresentado a Jesus não fala, é mudo?

Após a cena dos dois cegos, Jesus cura um possesso mudo. Qual ser humano não se alegra ao presenciar um mudo falar ou um cego enxergar pela primeira vez? Ainda assim, um coração congelado pela obstinação é capaz de críticas e distorções. Mas Jesus continua na contramão da perversidade humana.

É a compaixão que o leva a ir ao encontro das pessoas e a se deixar encontrar por elas. Jesus permanece tendo compaixão das multidões de doentes nas filas dos hospitais, de migrantes cansados de peregrinar, de jovens em busca de sentido, através das drogas, prostituição e outros vícios. Onde estamos, nós, cristãos, para levar essas pessoas até Jesus? Você se candidata? Há vaga para todos!

Meditação (Caminho)

O mutismo é a incapacidade de comunicação e expressão da pessoa humana. Assim que Jesus expulsa o demônio o mudo volta a falar. A palavra, em nós, é uma força divina de comunicação. Foi pela Palavra que Deus deu vida à Criação e nos fez a sua imagem e semelhança. Ao curar o mudo Jesus está devolvendo-lhe a força divina que o mal lhe havia roubado.
Quais são os bloqueios que o/a emudece, lhe rouba a palavra, para fazer o bem e impedem você de proclamar as maravilhas de Deus?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Faça a sua oração ao Senhor, com entrega e confiança. Conte-lhe o que está acontecendo com você, suas preocupações e necessidades, e apresente-lhe também as necessidades de seus irmãos e irmãs. Ore especialmente ao Senhor da messe que envie operários para a messe do bem, da compaixão, da justiça e da paz.

Que o Senhor faça de nós trabalhadores apaixonados e fiéis de sua messe. Que Ele restaure em nós o dom do Espírito Santo, para que saibamos proclamar bem alto as maravilhas daquele que, por meio de sua palavra, nos criou e nos salvou para a glória de seu nome. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o que o Senhor o/a convida a viver hoje.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical