A cura do homem paralítico

Deixe Jesus agir em sua vida; Sua graça cura, liberta e transforma!
Oração diária, Levanta-te, pega a tua maca, e vai para casa! - Mc 2,1-12
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2025 Ano C A cura do homem paralítico

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras que são enviadas dia a dia antecipadamente

Santo Antão, abade, Memória – Ano Litúrgico – C

Liturgia do dia 17 de janeiro de 2025

Façamos a oração do dia: Pai, cura os pecados que me paralisam e me impedem de caminhar para ti. Realiza em minha vida a maravilha do perdão.

Encontros prontos de Catequese

PRIMEIRA LEITURA: Hb 4,1-5.11

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 1 tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2 Também nós, como eles, recebemos uma Boa-Nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3 enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: “Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso”. Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4 Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: “E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras”, 5 e ainda novamente: “Não entrarão no meu repouso”. 11 Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO  77(78)

— Não vos esqueçais das obras do Senhor!

— Não vos esqueçais das obras do Senhor!

— Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, à nova geração nós contaremos: As grandezas do Senhor e seu poder.

— Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam, e observem fielmente os seus preceitos.

— Nem se tornem, a exemplo de seus pais, rebelde e obstinada geração, uma raça de inconstante coração, infiel ao Senhor Deus, em seu espírito.

EVANGELHO: Mc 2,1-12

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2 E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3 Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 

4 Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5 Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6 Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7 “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 

8 Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9 O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, – disse ele ao paralítico: – 11 eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12 O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Com autoridade em suas palavras e ações salvíficas, Jesus atrai tanto a multidão quanto a resistência dos líderes religiosos, como os escribas e fariseus. Este episódio, que faz parte de uma série de controvérsias com eles na Galileia, ocorre quando Jesus cura um paralítico. O homem, incapaz de chegar até Jesus devido à sua condição e à grande quantidade de pessoas ao redor, é levado até Ele por quatro amigos. Estes, decididos a ajudá-lo, removem parte do teto da casa, que era feito de material simples, como ramagem e barro, característico das construções daquela região, para descer o paralítico até o Mestre.

O olhar de Jesus vai além da condição física do homem ou da fé de seus amigos; Ele enxerga uma necessidade mais profunda: o perdão dos pecados. Para os escribas, isso era impensável, pois acreditavam que somente Deus poderia perdoar pecados. Contudo, como o Messias enviado por Deus, Jesus inaugura um novo tempo de salvação, que se manifesta claramente na cura do paralítico. Antes ele era carregado pela maca, mas agora ele a carrega consigo, não mais como um símbolo de sua incapacidade, mas como um testemunho da glória de Deus.

Que possamos permitir que o Senhor nos toque e, assim como o paralítico, testemunhar Sua ação salvífica, que nos cura e nos liberta de todo o mal!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Quando ouvimos falar de Deus de maneira verdadeira e convincente, nossos corações se enchem de alegria. Imagine, então, ouvir o próprio Jesus Cristo falando sobre o Pai de maneira única, e realizando curas e milagres em Seu nome! O Evangelho de hoje nos fala justamente sobre isso, mostrando Jesus cercado por uma multidão tão grande que não havia espaço nem à porta.

Que possamos também nos aproximar de Jesus para sermos tocados por Sua Palavra e transformados por Ela.

Como Samuel, digamos: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!”

Oremos:
“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dá-me coragem e determinação para seguir os passos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho mais de uma vez. Sublinhe as ações, as expectativas dos personagens e a atitude de Jesus.

Depois de curar muitos doentes em Cafarnaum, Jesus retornou à cidade algum tempo depois. A notícia de Sua presença logo se espalhou, e a casa de Pedro ficou repleta de gente. No entanto, as pessoas que ali estavam não eram mais enfermas, mas provavelmente haviam sido curadas anteriormente e agora queriam apenas ouvir e estar com o Mestre. Nesse momento, um paralítico apareceu, e quatro amigos, movidos pela fé e solidariedade, o colocaram no centro da reunião. Jesus, tocado pela coragem e fé deles, e também pelo sofrimento do homem, que, devido à sua condição, parecia já ter pago pelos seus pecados, ordenou-lhe: “Levanta-te!” Naquela época, acreditava-se que a deficiência era consequência de pecados, o que gerava grande sofrimento no doente. Agora, libertado da culpa que não era sua, o paralítico se levantou, restaurado, e voltou para casa, alegre e saudável.

Meditação (Caminho)

O que este texto diz a você? Medite sobre a atitude de Jesus diante da dor humana. Ele não se perde em discussões teóricas, Ele simplesmente age, fazendo o bem.
Pense sobre como você reage diante das oportunidades de ajudar o próximo. Você tem se mostrado atento às necessidades dos outros, independentemente das circunstâncias? E como tem agido em situações que pedem misericórdia e compaixão?

Oração (Vida)

O que esse Evangelho o/a leva a dizer a Deus?
Jesus é o Mestre de nossas vidas, o Filho muito amado do Pai, o único caminho para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve a Deus por Seu amor e ação em sua vida. Agradeça pela presença d’Ele, que é fonte de vida e salvação. Com simplicidade, apresente a Ele suas preces, confiando em Seu poder de transformação.

Se desejar, conclua com esta oração:
“Senhor Jesus, fortalece minha fé no amor que Tu me revelaste e doaste no Teu Evangelho. Que eu ouça a Tua voz todos os dias, chamando-me a seguir-Te para viver, em mim, os benefícios da Tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o momento de refletir sobre a Palavra que mais tocou seu coração. Qual versículo ou mensagem você deseja que se torne realidade em sua vida neste dia?

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical