5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico C
12 de abril de 2019
ORAÇÃO DO DIA
Pai, reforça minha fé em Jesus, em cujas palavras e ensinamentos tu te fazes presente na nossa história humana.
PRIMEIRA LEITURA: Jr 20,10-13
Leitura do Livro do Profeta Jeremias – 10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observavam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”.
11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 17
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador!
— Meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!
— Ondas da morte me envolveram totalmente, e as torrentes da maldade me aterraram; os laços do abismo me amarraram e a própria morte me prendeu em suas redes!
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, e chegou a seus ouvidos o meu grito!
EVANGELHO: Jo 10,31-42
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Querem apedrejar Jesus. Por quê? Pelas boas obras que ele fez? Não, dizem os seus opositores, mas por causa da blasfêmia por ele proferida. Ele é apenas um homem e pretende ser Deus. Tinham compreendido bem que ele era um homem. O passo seguinte, que ele era ao mesmo tempo Deus, não era fácil de ser dado. Jesus é Filho de Deus, como são filhos de Deus todos os judeus que receberam a Palavra de Deus. Jesus, porém, é o único gerado pelo Pai, aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo. Ele está no Pai e o Pai está nele. Tentam prender Jesus, mas ele se retira.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Guiados pela Palavra de Deus neste tempo quaresmal, hoje somos convidados a renovar a nossa fé no Filho de Deus, que, mesmo rejeitado e ameaçado, mantém-se fiel ao Pai. Neste início da nossa leitura orante, peçamos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
Leitura (Verdade)
Leia e releia o texto. O que ele diz? Qual é o contexto da narrativa? Qual é o tema central do Evangelho? Quais expressões mais chamaram sua atenção durante a leitura? Qual é o motivo da tentativa de apedrejamento de Jesus? Quais são as “muitas obras boas da parte do Pai” que Jesus realiza?
“A vida de Jesus é continuamente ameaçada. Não obstante, Jesus persiste no seu caminho para o Pai, na fidelidade à vontade de Deus, que ele tem como sustento de sua vida. A acusação dos judeus contra Jesus é a ‘blasfêmia’. Blasfêmia é falar contra Deus. Ora, quem resiste à mensagem de Jesus é que blasfema. Para os judeus do nosso texto, não são as boas obras o objeto da perseguição e das suas tentativas homicidas, mas a blasfêmia. Ora, para Jesus, agir e falar estão intimamente unidos. As obras que ele realiza e, definitivamente, o Pai é que dão testemunho dele. Ainda no capítulo 6, é apontada a dificuldade de os judeus discernirem as obras de Jesus, de reconhecerem nelas sinais, isto é, manifestação do Espírito e da divindade de Jesus, que remetem ao mistério de Deus. A causa da rejeição é a falta de fé, apontada no capítulo 9 como ‘cegueira’. Jesus, é bom notar, não se entrega facilmente às mãos dos judeus; busca, sem covardia nem medo, preservar a própria vida (cf. 10,39). A divisão entre os que rejeitam Jesus e os que creem nele mostra a ambiguidade própria do sinal que, por isso mesmo, precisa ser discernido” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Este é o momento de relacionar o que Deus nos diz ao que acontece em nossa vida. A pergunta que agora fazemos é: qual mensagem esta passagem lhe transmite? Como você acolhe Jesus, o Filho de Deus que veio ao mundo e lhe revela o rosto do Pai? Qual é o rosto de Deus que você contempla na vida, nas palavras e nas ações de Jesus?
“A perseguição a Jesus vai tomando proporções assustadoras. Os judeus não aceitam a ideia da divindade daquele jovem. Muito mais um lunático do que o Messias. A irritação os leva a querer matar Jesus a todo custo, imputando-lhe o crime de blasfêmia, por se fazer igual a Deus. Jesus foge para o lugar do início de seu ministério, no rio Jordão. Precisamos descobrir a força e o significado de lugares que marcaram, positivamente, nossa vida. Às vezes, é preciso voltar ao ponto de partida para encontrar o sentido da vida e da missão. Voltar ao primeiro amor nos garante o fôlego e a coragem necessários para seguir em frente. Dizia Santa Clara: não perca de vista seu ponto de partida!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Oração (Vida)
O que o texto o(a) inspira a dizer a Deus? Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça também sua prece de agradecimento ou pedido.
Contemplação (Vida e Missão)
Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Paulinas
[apss_share]

