12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A
30 de junho de 2017
ORAÇÃO DO DIA
Pai, purifica o meu coração, de modo que esteja a salvo do egoísmo desumanizador.
PRIMEIRA LEITURA: Gn 17,1.9-10.15-22
Leitura do Livro do Gênesis –
1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9Deus disse ainda a Abraão: ”Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.
17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18E, dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
EVANGELHO: Mt 8,1-4
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Depois do Sermão da Montanha, Jesus faz um primeiro milagre para comprovar sua autoridade e a autenticidade de suas palavras. Um leproso lhe perguntou: “Jesus, o senhor quer me curar?”, “Eu quero”, foi a resposta, e o curou. O leproso tinha caído de joelhos e Jesus estendeu a mão para tocar nele, tornando-o puro diante da Lei. A lepra era considerada uma impureza com todas as suas consequências. Havia algo convencionado: a pessoa curada devia se apresentar aos sacerdotes do Templo e oferecer o que era prescrito em ação de graças para se reabilitar diante da comunidade e voltar ao convívio social normal.
Sendo esta enfermidade considerada punição de algum pecado, o doente era impuro e pecador. Assim ensinavam os escribas. A Lei protegia o povo de contaminações. A aplicação da Lei e sua interpretação feita por uma ideologia religiosa de dominação excluíam o enfermo do convívio humano e religioso. Jesus liberta da doença e muda o pensamento. O socorro imediato não dispensa a busca das causas. Madre Teresa dizia a Dom Helder: “Cuide da causa, eu cuido do efeito. O efeito é o doente necessitado de um socorro imediato e de alguns minutos de dignidade. A causa pode se ocultar numa visão religiosa da vida ou num sistema social pecaminoso”. Os santos se completam.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
No Evangelho de hoje, o Senhor purifica um leproso sem lhe impor condições e lhe devolve a dignidade. Jesus é o Senhor da vida, e seu desejo é que tenhamos a vida. Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Ó Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da sua Palavra. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os versículos que mais lhe chamaram atenção. Quais personagens aparecem durante a narrativa? Qual é o tema central do texto? Jesus veio não para o “pequeno resto de Israel”, como se consideravam as elites religiosas de Jerusalém, mas para a comunicação e a comunhão com as multidões. Os quatro evangelistas mencionam continuamente a presença de Jesus entre as multidões, tanto de gentios como de judeus, acolhendo-as, deixando-se tocar por elas e tocando-as, dirigindo-lhes a palavra e resgatando-lhes a vida e a dignidade.
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho, faça a sua meditação e procure escutar o que o Senhor quer lhe dizer. Jesus tem compaixão do cego e fala-lhe ao coração! Jesus dá atenção àquele que ninguém notava. Aproxime-se do Senhor e escute a sua Palavra.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de sua oração, dirija-se ao Pai e diga-lhe o que desejar. O cego disse a Jesus: “Senhor, se quiseres, tens poder de purificar-me.” E você, o que gostaria de pedir a Jesus, que escuta os nossos pedidos e as necessidades do seu povo?
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que modo você pretende colocar em prática aquilo que o Senhor lhe pede?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
[apss_share]

