Terça-feira da 31ª Semana do Tempo Comum – Ano Par (II)
Liturgia do dia 3 de novembro de 2026
Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, fazei-me acolher de coração aberto o Teu convite para a mesa do Teu Reino. Amém.
PRIMEIRA LEITURA: Fl 2,5-11
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
Irmãos, 5 tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6 Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7 mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8 humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10 Assim, ao nome de Jesus, todo o joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11 e toda língua proclame : “Jesus Cristo é o Senhor” – para a glória de Deus Pai.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus
SALMO: Sl 21(22),26b-27.28-30a.31-32 (R. 26a)
– Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!
– Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!
– Cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão: “Seus corações tenham a vida para sempre!”
– Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Pois ao Senhor é que pertence a realeza; ele domina sobre todas as nações. Somente a ele adorarão os poderosos.
– Toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará, o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!”
EVANGELHO: Lc 14,15-24
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 15 um homem que estava à mesa, disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16 Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17 Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18 Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19 Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20 Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21 O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22 O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23 O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24 Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete'”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
No Evangelho de hoje, um dos convidados disse a Jesus: “Feliz aquele que comer do pão no Reino de Deus!”. Jesus respondeu-lhe com a parábola: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, já está tudo pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas”. O primeiro disse que comprou um campo; outro, que comprou cinco juntas de bois; e um terceiro, que tinha acabado de se casar.
O empregado voltou e contou tudo ao seu senhor. Indignado, o dono da casa ordenou: “Sai depressa pelas praças e ruas da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos”. Como ainda houvesse lugar, o senhor mandou buscar as pessoas pelos caminhos e atalhos até encher a casa. Ao meditarmos sobre A parábola do grande banquete no Evangelho, compreendemos que Deus nos oferece a salvação por pura graça, e que não devemos permitir que as preocupações ou apegos deste mundo nos façam recusar o Seu banquete de amor.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Senhor Jesus Cristo, Banquete Celestial e Pão da Vida, coloco-me diante de Vós nesta terça-feira. Agradeço-Vos pela imensa generosidade com que nos chamais a participar da Vossa amizade e da Vossa graça. Enviai o Vosso Espírito Santo sobre o meu interior para afastar as desculpas, a indiferença e as preocupações materiais que tentam me afastar da Vossa presença. Meditando sobre A parábola do grande banquete no Evangelho, concedei-me a virtude da prontidão e do desprendimento, para que eu saiba colocar o Vosso Reino em primeiro lugar em meu lar, na minha família e em minha vida. Amém.
Leitura (Verdade)
O texto de Lucas 14,15-24 apresenta a Parábola da Grande Ceia e a recusa dos primeiros convidados, seguida pelo acolhimento dos marginalizados. A “verdade” teológica central é a gratuidade e a universalidade do convite de Deus para o Reino: enquanto o orgulho e a autossuficiência fecham o coração humano para a salvação, a humildade e o reconhecimento da própria pobreza espiritual abrem as portas para a plenitude da graça.
Meditação (Caminho)
Tenho dado desculpas para não dedicar tempo à oração, aos sacramentos e à Palavra de Deus? Tenho colocado os meus negócios e interesses pessoais acima do chamado do Senhor?
Oração (Vida)
Senhor Deus, Pai misericordioso, peço perdão pelas vezes em que recusei o Teu convite amoroso, fui indiferente às coisas do Alto ou dei prioridade aos bens passageiros. Renovai em mim o desejo do Céu. Concedei-me a graça de responder com alegria e fidelidade ao Teu chamado diário.
Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo Jesus oferecendo a mesa do Reino a todos, especialmente aos mais fracos e necessitados. Sinto a alegria e a gratidão por ter sido chamado sem nenhum mérito próprio. Minha missão hoje é acolher: não dar desculpas nos meus deveres com Deus e com a família, cultivar a generosidade com os que sofrem e ser um convite vivo da paz de Cristo para quem me cerca.
Bênção
Que o Senhor Jesus purifique o vosso coração, abençoe a vossa família com a Sua graça e vos guarde na Sua paz. Que a bênção do Deus Todo-Poderoso proteja a vossa terça-feira. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

