Dai a César e a Deus: Jesus ensina a justiça humana

O seu coração pertence a Deus! Viva este domingo com alegria e fidelidade ao Senhor e tenha um dia iluminado pela paz de Cristo!
Liturgia diária, Pagar imposto a César - Mt 22,15-21
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2026 Ano A Dai a César e a Deus: Jesus ensina a justiça humana

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

29º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Liturgia do dia 18 de outubro de 2026


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, ensinai-me a cumprir os meus deveres e a entregar meu coração a Deus. Amém.

PRIMEIRA LEITURA: Is 45,1.4-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1 Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões. 4 Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5 Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6 para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus

SALMO: Sl 95(96),1.2a.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7ab)

– Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

– Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! 

– Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus. 

– Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios. 

– Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” pois os povos ele julga com justiça. 

SEGUNDA LEITURA: 1Ts 1,1-5b

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2 Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3 Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5b Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus

EVANGELHO: Mt 22,15-21

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Como astros no mundo, vós resplandeçais, mensagem de vida ao mundo anunciando, da vida a palavra, com fé, proclameis, quais astros luzentes no mundo brilheis.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15 Os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16 Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17 Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” 18 Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19 Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda. 20 E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21 Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No Evangelho deste domingo, os fariseu reuniram-se para planejar como apanhar Jesus em alguma palavra. Enviaram os seus discípulos, junto com os herodianos, para dizer-Lhe: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade… Dize-nos, pois: é lícito ou não pagar imposto a César?”.

Jesus, percebendo a sua malícia, respondeu: “Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do imposto”. Eles apresentaram-Lhe um denário. Jesus perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição?”. Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse-lhes: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Ao meditarmos sobre a passagem de Dai a César e a Deus no Evangelho, compreendemos que o cristão deve cumprir suas obrigações cidadãs com integridade, mas reconhecer que a vida e a alma do homem pertencem exclusivamente a Deus, pois trazem impressas a imagem do Criador.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Senhor Deus, Rei do Universo e Pai Misericordioso, coloco-me diante de Vós neste domingo. Agradeço-Vos pelo dom da vida e por me haverdes criado à Vossa imagem e semelhança. Enviai o Vosso Espírito Santo sobre o meu interior para afastar toda a malícia, falsidade e apego idolátrico às coisas deste mundo. Iluminado pelo ensinamento sobre Dai a César e a Deus no Evangelho, concedei-me a graça de viver com responsabilidade meus deveres de cidadão, mas entregar meu coração, minha família e minhas decisões inteiramente ao Vosso soberano amor. Amém.

Leitura (Verdade)

O texto de Mateus 22,15-21 apresenta a controvérsia sobre o imposto devido ao imperador romano. A “verdade” teológica central é o discernimento cristão e a soberania divina: enquanto as moedas de metal trazem a efígie dos governantes terrenos e pertencem à ordem civil, a pessoa humana traz a efígie de Deus na alma e pertence unicamente ao Senhor.

Meditação (Caminho)

Tenho cumprido honestamente com minhas obrigações sociais e comunitárias? Mais do que isso, tenho entregue a Deus aquilo que verdadeiramente pertence a Ele: o meu coração, o meu tempo e a minha fidelidade amorosa?

Oração (Vida)

Senhor Deus, Pai misericordioso, peço perdão pelas vezes em que fui negligente em meus deveres ou quando dei prioridade aos interesses materiais e humanos em detrimento do Vosso Reino. Renovai a minha fé. Concedei-me a virtude da justiça e o desejo sincero de consagrar toda a minha vida a Vós.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a sabedoria divina de Jesus, que desmascara a hipocrisia e nos chama à verdadeira liberdade dos filhos de Deus. Sinto a alegria de saber que pertenço ao Senhor. Minha missão hoje é santificar o domingo: celebrar a Eucaristia com devoção, viver o amor no seio da minha família e ser um testemunho de honestidade e fé no mundo.

Bênção

Que o Senhor Jesus purifique o vosso coração, abençoe a vossa família com a Sua graça e encha o vosso domingo de paz. Que a bênção do Deus Todo-Poderoso proteja os vossos passos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.