A Exaltação da Santa Cruz de Cristo: A vitória do amor

Na Cruz de Cristo encontramos a cura e a verdadeira salvação. Olhe para o Senhor com fé e viva um dia abençoado!
Oração diária, Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único - Jo 3,13-17
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2026 Ano A A Exaltação da Santa Cruz de Cristo: A vitória do amor

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

Festa da Exaltação da Santa Cruz – 24ª Semana do Tempo Comum

Liturgia do dia 14 de setembro de 2026


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo; dai-me a graça de abraçar as minhas cruzes com fé e amor. Amém.

PRIMEIRA LEITURA: Nm 21,4b-9 (ou Fl 2,6-11)

Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, 4 os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5 e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6 Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7 O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8 e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela, viverá”. 9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado. Palavra do Senhor.

ou

Primeira Leitura (Fl 2,6-11) 

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.

6 Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7 mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8 humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10 Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11 e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor” – para a glória de Deus Pai.

– Palavra do Senhor. – Graças a Deus

SALMO: Sl 77(78),1-2.34-35.36-37.38 (R. cf. 7c)

– Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

– Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

– Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo; abrirei a minha boca em parábolas, os mistérios do passado lembrarei. 

– Quando os feria, eles então o procuravam, convertiam-se correndo para ele; recordavam que o Senhor é sua rocha e que Deus, seu Redentor, é o Deus Altíssimo. 

– Mas apenas o honravam com seus lábios e mentiam ao Senhor com suas línguas; seus corações enganadores eram falsos e, infiéis, eles rompiam a Aliança. 

– Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo, não os matava e perdoava seu pecado; quantas vezes dominou a sua ira e não deu largas à vazão de seu furor. 

EVANGELHO: Jo 3,13-17

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela cruz remistes o mundo!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13 “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No Evangelho de hoje, Jesus revela a Nicodemos o mistério da Sua entrega redentora: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levado ao alto, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna”.

O Mestre declara a razão fundamental da Sua missão: “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não pereça todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. A celebração de A Exaltação da Santa Cruz nos lembra que a cruz não é derrota, mas a maior prova da misericórdia divina. Ao olhar para o Crucificado com fé, encontramos a cura para as feridas do pecado e a certeza da vida eterna.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Senhor Jesus Cristo, Redentor do mundo e Rei de Glória, coloco-me diante de Vós nesta segunda-feira. Agradeço-Vos pelo infinito amor demonstrado no altar do Calvário. Enviai o Vosso Espírito Santo sobre a minha mente e o meu coração no dia de A Exaltação da Santa Cruz. Concedei-me a graça de não desanimar diante das tribulações cotidianas, mas de olhar para a Vossa Cruz gloriosa como fonte de esperança, forças e salvação para a minha vida e para o meu lar. Amém.

Leitura (Verdade)

O texto de João 3,13-17 relaciona a elevação da serpente de bronze no deserto com a elevação de Cristo na cruz e Sua glorificação. A “verdade” teológica central é a manifestação do amor extremo de Deus Pai, que entrega Seu Filho Único não para julgar, mas para oferecer a salvação e a vida eterna a todo aquele que Nele deposita a sua fé.

Meditação (Caminho)

Tenho olhado para as dificuldades e cruzes da minha vida com desespero ou com a fé de quem sabe que em Cristo há vitória? Como posso testemunhar o amor gratuito de Deus na convivência com a minha família no início desta semana?

Oração (Vida)

Senhor Deus, Pai misericordioso, peço perdão pelas vezes em que murmurei diante dos sofrimentos e me esqueci do imenso valor da salvação. Renovai o meu espírito. Concedei-me a virtude da fortaleza para carregar a minha cruz com amor e permanecer fiel aos Vossos mandamentos.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo Jesus de braços abertos na Cruz, acolhendo toda a humanidade com infinito amor e compaixão. Sinto a segurança e a paz da Sua redenção. Minha missão hoje é glorificar a cruz: ser instrumento de consolo para quem sofre, responder às contrariedades com paciência e abençoar a minha família.

Bênção

Que o Senhor Jesus purifique o vosso coração, abençoe as vossas lutas e faça da Santa Cruz o vosso refúgio e vitória. Que a bênção do Deus Todo-Poderoso guarde a vossa segunda-feira. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.