O Chamado à União nas Missões

Jesus nos ensina a acolher todos que ajudam na missão, respeitando as diferenças e trabalhando juntos pelo bem comum.
Oração diária, Os discípulos se fecham - Mc 9,38-40
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2025 Ano C O Chamado à União nas Missões

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

7ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C

Liturgia do dia 26 de fevereiro de 2025


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, livra-me da atitude fanática e exclusivista de pensar que só quem pertence declaradamente ao círculo de discípulos de Jesus está em condições de fazer o bem.

TEmas para encontros de catequese

PRIMEIRA LEITURA: Eclo 4,12-22

Leitura do Livro do Eclesiástico

A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. 13 Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo, serão repletos de alegria pelo Senhor. 14 Quem a ela se apega, herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. 15 Os que a veneram, prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam. 16 Quem a escutar, julgará as nações; quem a ela se dedicar, viverá em segurança. 17 Se alguém confiar nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. 18 No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, 19 trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e nela deponha sua confiança. 20 Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, 21 lhe revelará os seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. 22 Se, porém, se desviar, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 118(119)

— Os que amam vossa lei têm grande paz!

— Os que amam vossa lei têm grande paz!

— Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar. 

— Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.

— Que prorrompam os meus lábios em canções, pois me fizestes conhecer vossa vontade!

— Desejo a vossa salvação ardentemente e encontro em vossa lei minhas delícias!

— Possa eu viver e para sempre vos louvar;  e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos! 

EVANGELHO: Mc 9,38-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38 João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39 Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40 Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O nome de Deus é tão poderoso e sagrado que somente o sumo sacerdote poderia pronunciá-lo uma vez ao ano. Jesus, enviado de Deus, carrega em seu nome o significado de “Deus salva”, manifestando esse poder por meio de curas, milagres e exorcismos. Por meio de seu envio e da autoridade de seu nome, os discípulos recebem a missão de comandar os espíritos impuros, continuando as obras de Jesus (Mc 6,7.13).

João, irmão de Tiago e filho de Zebedeu, questiona Jesus ao ver alguém fora do grupo usar o nome do Mestre para expulsar demônios. Esse momento reflete uma visão de separação e intolerância, algo que também estava presente nas comunidades primitivas. No entanto, a resposta de Jesus faz um chamado à unidade e ao ecumenismo, convidando todos a somarem forças na missão. A mensagem é clara: devemos cultivar uma postura de acolhimento e diálogo, respeitando as diferenças e focando no que é comum. Somos convidados a receber aqueles que se dispõem a ajudar, pois a missão é grande e necessita de trabalhadores comprometidos.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Hoje, o Evangelho nos ensina o caminho de sermos discípulos verdadeiros de Jesus, adultos em nossa fé, livres e comprometidos com a verdade e o amor. Como testemunhas de Deus Pai, devemos ser exemplos vivos de Sua bondade e misericórdia, refletindo a Sua luz no mundo.

Peçamos ao Espírito Santo a graça do discernimento: “Espírito Santo, ensina-me todas as coisas, segundo a promessa de Jesus aos discípulos. Faze-me conhecer toda a doutrina do Evangelho, tudo quanto Cristo revelou para nós. Instrui-me sem descanso, pois ainda não compreendo bem o que dizes e tenho dificuldades em vivê-lo. Acompanha-me sempre, para que minha vida seja guiada pela Tua luz.” (Pe. J. Galot)

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje e observe o que Jesus nos ensina. Qual a pedagogia de Jesus nestes momentos? O que Ele quer nos transmitir com Suas palavras?

Evangelho: Mc 9,38-40

João disse a Jesus: “Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e o impedimos, porque não nos seguia.” Mas Jesus respondeu: “Não o impeçais, pois não há ninguém que faça um milagre em meu nome e, de imediato, fale mal de mim. Quem não está contra nós, está a nosso favor.”

Reflexão: Este pequeno texto tem o poder de transformar a maneira como vemos o outro e o mundo. A conclusão de Jesus diante da atitude preconceituosa de João nos mostra que devemos superar os julgamentos precipitados. Muitas vezes, pessoas que não fazem parte do nosso grupo podem estar mais abertas à ação de Deus do que nós mesmos. É um convite para deixarmos de lado o julgamento e acolhermos o trabalho de Deus, independentemente da forma que ele se apresente.

Meditação (Caminho)

Medite sobre o que Jesus quer lhe ensinar por meio deste Evangelho. Qual era a mentalidade de João e qual era a de Jesus?

Reflexão pessoal: Quais são os critérios com os quais você costuma julgar os outros? Você se encontra mais fechado, como João, ou busca ter uma mentalidade mais aberta e ecumênica? Como tem lidado com as diferenças religiosas e com aqueles que, embora não sigam os mesmos passos que você, podem estar vivendo de acordo com os princípios de Cristo?

Oração (Vida)

Fale com Deus sobre suas dificuldades em aceitar as diferenças. Peça-Lhe a graça do perdão e a força para ser uma testemunha fiel de Cristo, sempre acolhendo o diferente com misericórdia.

Oração: “Ó Divino Espírito Santo, ensina-me tudo o que Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender, memória para lembrar, e vontade para praticar. Enche meu coração de generosidade e de compaixão, livres de julgamentos precipitados. Transforma meu coração de pedra em um coração dócil, manso e humilde, como o de Jesus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra de Deus te convida a viver hoje? Que sentimentos você está experimentando neste momento?

Bênção

Que Deus Pai, do céu, te abençoe e te guarde. Que Ele esteja à tua frente, guiando-te pelo caminho certo, atrás de ti, sustentando-te em todos os desafios, acima de ti, te protegendo contra os perigos, e dentro de ti, aquecendo teu coração com Sua luz e virtude. Que Ele te cerque por todos os lados e te conduza para mais perto d’Ele. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.