20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 21 de agosto de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, que eu jamais me deixe levar pelo espírito de ambição e de rivalidade, convencido de que, no Reino, somos todos iguais, teus filhos.
PRIMEIRA LEITURA: Ez 34,1-11
Leitura da Profecia de Ezequiel
A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2 “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim fala o Senhor Deus aos pastores: Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas?
3 Vós vos alimentais com o seu leite, vestis a sua lã e matais os animais gordos, mas não apascentais as ovelhas. 4 Não fortalecestes a ovelha fraca, não curastes a ovelha doente, nem enfaixastes a ovelha ferida. Não trouxestes de volta a ovelha extraviada, não procurastes a ovelha perdida; ao contrário, dominastes sobre elas com dureza e brutalidade.
5 As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor; tornando-se presa de todos os animais selvagens. 6 Minhas ovelhas vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas elevadas. Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país, e ninguém perguntou por elas, nem as procurou.
7 Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor: 8 Eu juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem e se tornaram presa de todos os animais selvagens, por falta de pastor; e porque os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, mas apascentaram-se a si mesmos e não as ovelhas, 9 por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor!
10 Assim diz o Senhor Deus: Aqui estou para enfrentar os pastores e reclamar deles as minhas ovelhas. Vou tirar-lhes o ofício de pastor, e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos. Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, para não mais lhes servirem de alimento. 11 Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 23(22)
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
EVANGELHO: Mt 20,1-16a
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1 “O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3 À nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4 e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’.
5 E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6 Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7 Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’.
8 Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9 Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10 Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.
11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12 ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13 Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata?
14 Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16a Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O Espírito de alegria que habita em nós se manifesta quando nos alegramos com o bem dos outros. Ao contrário, entristecemos o Espírito quando, bloqueando a nossa sensibilidade, impedimos que ele se manifeste.
Cônego Celso Pedro da Silva
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”. “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.”
Leitura (Verdade)
Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas, relações e acontecimentos. Quais imagens são utilizadas por Jesus? Qual a pedagogia de Jesus a começar pelos últimos?
Nas comunidades havia um problema entre cristãos oriundos do judaísmo – primeira hora – e os que vieram do mundo pagão – de última hora. A comunidade se perguntava se seria justo que os recém-chegados recebessem a mesma recompensa dos que conservavam o legado da fé judaica.
Mateus esclarece que no Reino de Deus não existem precedências de idade ou do tempo em que se acolheu a proposta do Reino. Todos têm a mesma dignidade de filhos de Deus e a salvação ou a recompensa não é merecimento humano. É graça de Deus pelos méritos de Jesus. A parábola é sobre os direitos iguais que todas as pessoas têm diante do convite de Deus e da recompensa que ele promete. A salvação será sempre graça divina.
Meditação (Caminho)
A forma como o proprietário agiu me incomoda? Sou capaz de ver justiça e amor nesta atitude do patrão?
Sou capaz de mudar meu pensamento e atitudes se a Palavra de Jesus me incomoda?
Qual palavra do Evangelho encontra sintonia com minha vida, com minhas atitudes? O Senhor me deve algo ou compreendo e sou grato/a por receber tudo dele? Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.
Oração (Vida)
Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?
Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Rezo como missionário/a pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).
Contemplação (Vida e Missão)
Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção
Faça essa benção em primeira pessoa.
Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.


