São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 24 de janeiro de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, que o programa de ação missionária de Jesus inspire o meu desejo de estar a serviço dos mais pobres, sendo para eles portador de alegria e esperança
PRIMEIRA LEITURA: 2Sm 7,4-17
Leitura do Segundo Livro de Samuel.
Naqueles dias, 4 a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5 “Vai dizer a meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 6 Pois eu nunca morei numa casa, desde que tirei do Egito os filhos de Israel, até o dia de hoje, mas tenho vagueado em tendas e abrigos. 7 Por todos os lugares onde andei com os filhos de Israel, disse, porventura, a algum dos chefes de Israel, que encarreguei de apascentar o meu povo: Por que não me edificastes uma casa de cedro?”
8 Dirás pois, agora, a meu servo Davi: Assim fala o Senhor todo-poderoso: Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fostes o chefe do meu povo, Israel. 9 Estive contigo em toda parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre quanto o dos homens mais famosos da terra. 10 Vou preparar um lugar para meu povo, Israel: e o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado.
Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11 no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12 Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei para sempre a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele proceder mal, eu o castigarei com vara de homens e com golpes dos filhos dos homens.
15 Mas não retirarei dele a minha graça, como a retirei de Saul, a quem expulsei da minha presença. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa revelação.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 89(88)
— Guardarei eternamente para ele a minha graça.
— Guardarei eternamente para ele a minha graça.
— “Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!”
— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo.
— Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar.
EVANGELHO: Mc 4,1-20
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2 Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3 “Escutai! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6 mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8 Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9 E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10 Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11 Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12 para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13 E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14 O semeador semeia a Palavra. 15 Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16 Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17 mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18 Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19 mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20 Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Como a semente é lançada na terra, a Palavra de Deus é lançada nos corações. Semeador, semente e terra, cada um tem as suas responsabilidades. Assim também o ser humano que ouve a Palavra de Deus anunciada por alguém. O pregador, que é o semeador, deve perseverar e continuar semeando apesar da resistência do terreno.
A Palavra é sempre boa, os corações podem não ser. Pregador e ouvinte interagem, se ajudam ou se atrapalham. Aos Tessalonicenses diz Paulo que o Evangelho lhes foi pregado no Espírito e com toda a convicção, e eles o acolheram na alegria do Espírito Santo.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
“Ouvi!” Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus. A acolhida do Reino depende da escuta da Palavra e da liberdade do destinatário para que a semente da Palavra caia no coração e produza bons frutos.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”
Leitura (Verdade)
Leia pausadamente e com profunda atenção a parábola do semeador que saiu para semear. O que ele semeia? Onde caíram as sementes? Como foram cultivadas essas sementes? O que aconteceu com a semente que caiu em terra boa?
A partir do capítulo 4, Marcos apresenta Jesus ensinando através de parábolas. Inicia com a significativa lição do semeador. Na parábola de hoje, são os tipos de terreno que interferem e fazem a diferença. Jesus deixa claro como é importante cuidar do ambiente (terreno) e prestar atenção aos inimigos, para que nada impeça a explosão da semente.
Depois explica aos que o seguem mais de perto que, estando em uma comunidade de fé, será mais fácil compreender os mistérios do Reino de Deus. Em uma comunidade há partilha e se encontrará a força para dar frutos, porque enraizada na fonte do amor fraterno e na presença do Espírito Santo. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
Meditação (Caminho)
Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?
O que as parábolas lhe dizem? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer?
Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela? O que Jesus pede a você hoje?
Qual é seu terreno onde a semente divina é semeada?
Oração (Vida)
Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.
Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra?
Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar, a ser terreno bom!
Bênção
Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

