21ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – A
Liturgia do dia 30 de agosto de 2023
Façamos a oração do dia: Pai, torna-me de tal modo transparente que meu íntimo possa ser revelado por meus gestos e atitudes. Livra-me de ser como um sepulcro caiado!
PRIMEIRA LEITURA: 1Ts 2,9-13
Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Tessalonicenses.
9Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos nossos trabalhos e fadigas. Trabalhamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós. Foi assim que anunciamos o Evangelho de Deus. 10Vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santo, justo, irrepreensível foi o nosso proceder para convosco, os fiéis.
11Bem sabeis que, como um pai a seus filhos, 12nós exortamos a cada um de vós e encorajamos e insistimos, para que vos comporteis de modo digno de Deus, que vos chama ao seu reino e à sua glória. 13Por isso agradecemos a Deus sem cessar por terdes acolhido a pregação da Palavra de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 139(138)
— Senhor, vós me sondais e me conheceis!
— Senhor, vós me sondais e me conheceis!
— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.
— Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me e que a luz ao meu redor se faça noite!” Mesmo as trevas para vós não são escuras, a própria noite resplandece como o dia.
EVANGELHO: Mt 23,27-32
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O trecho do Evangelho de hoje nos apresenta os dois últimos “ais”: o sexto e o sétimo. A imagem forte é o sepulcro. Jesus compara os fariseus e doutores da Lei a sepulcros pintados de branco, caiados: limpos por fora e cheios de impureza e podridão por dentro. Retornam os temas da hipocrisia e da iniquidade. Eles agem pela exterioridade e sempre procuram autojustificar-se, movem-se pelo mérito e não são capazes de generosidade. Essa é a pior impureza. O último “ai” continua com a mesma imagem: o sepulcro.
Os fariseus constroem os sepulcros aos profetas, testemunhando que seus pais os mataram. Eles se arrependem dos pecados dos pais, mas se equivocam no discernimento das decisões que eles devem tomar. A última frase é uma antecipação do que está para acontecer em Jerusalém: “Completai, pois, a medida de vossos pais”.
As elites de Israel estão para matar o verdadeiro e único profeta: Jesus Cristo. Isso revela que não houve verdadeira conversão. O arrependimento dos pecados antigos e históricos, o pecado dos pais, não pode ser justificação para cometer os pecados atuais.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
A pregação de Jesus ora fascina, ora impacta os ouvintes. Jesus não usa de meias palavras quando se trata de coerência e verdade. Ele não passa a mão na cabeça de quem precisa ser tocado pela unção do Espírito Santo.
Deixemo-nos tocar pela Palavra do Evangelho.
Oremos: Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.
Leitura (Verdade)
Observe a quem Jesus dirige essas duras palavras. As comparações que faz, e o que Ele condena na prática.
A coerência faz parte da lista de valores que são inerentes ao cristão. Interioridade e exterioridade não podem caminhar de forma paralela, deixando margem para a expansão de muitos atos impensados. A vida é o espaço privilegiado de vivência da fé cristã, é o lugar onde as obras se encontram com o ato de acreditar em Jesus.
A aparência necessita de atenção e de prevenção. Porém, a interioridade não pode ficar sem o devido cuidado. Quem exagera na aparência acaba vivendo de forma superficial e, aos poucos, corre o risco de perder a credibilidade. Jesus prima pelo cuidado com a interioridade, que é espaço do bem, da justiça e do amor. Cultivar os valores é uma forma de manter a sensibilidade.
Meditação (Caminho)
No Evangelho, vemos que Jesus condena a incoerência entre a palavra e a prática.
Será que eu e você, somos, hoje, os mestres da Lei e os fariseus, falsos e cínicos?
Como está a sua verdade? Será que em alguma atitude, você está vivendo só de fachada?!
Você costuma refletir sobre as consequências das suas ações?
Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.
Oração (Vida)
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém
Contemplação (Vida e Missão)
Sugestão de proposta para o dia: Agir com honestidade e falar com coerência.
Bênção
Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a parte. O Senhor esteja com todos vós. Esta saudação é de meu próprio punho, de Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós. (2Ts 3,6-10.16-18)

