12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – A
Liturgia do dia 29 de junho de 2023
Façamos a oração do dia: Pai, eu quero caminhar com sinceridade para a comunhão contigo, no teu Reino. Que todos os meus gestos e palavras estejam sempre alicerçados na tua vontade.
PRIMEIRA LEITURA: Gn 16,6b-12.15-16
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 6bSarai maltratou tanto Agar que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida, e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”.
15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 105(106)
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?
— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais a vosso povo!
— Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.
EVANGELHO: Mt 7,21-29
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
A prudência de uma vida cristã está na vivência concreta da Palavra de Deus. Sermos verdadeiramente de Deus, permanecendo sobre a Sua divina proteção, acontece à medida que nós colocamos os ensinamentos d’Ele em prática. Porque não basta dizer o nome de Deus, é preciso praticar, é preciso viver os Seus ensinamentos. Caso contrário, veremos a ruína de uma vida distante de Deus, veremos as ruínas de uma casa que não foi construída sobre a solidificação da vivência de Sua Palavra.
Essa imagem da construção da casa sobre a rocha, sobre o alicerce firme, o Senhor nos ensina, a partir dela, que nós precisamos construir a nossa vivência, a nossa vida sobre a Sua Palavra.
Se estamos solidificados sobre a rocha, que é Jesus Cristo, resistiremos a todos os momentos difíceis da nossa vida
Todas as casas são acometidas do vento, da chuva, das enchentes, mas se a casa está construída sobre um alicerce firme, sobre a rocha, sobre um fundamento firme, ela resiste aos ventos e às chuvas.
Do mesmo modo é a nossa vida. Se nós estamos fundados, construídos e solidificados sobre a rocha, que é Jesus Cristo, resistiremos também a todos os momentos difíceis, a todos os momentos de tempestades da nossa vida! E assim estaremos protegidos sobre a prudência de uma casa bem resistente.
Quem decide viver, conhecer Jesus Cristo e colocar em prática os Seus ensinamentos, age com prudência e não coloca em risco a sua salvação. Por isso, busquemos conhecer e aprender de Jesus, colocar em prática os Seus ensinamentos. Este sim é um homem prudente, uma mulher prudente que constrói a sua casa sobre a rocha!

