Pai Abraão, tem piedade de mim

A parábola do pobre Lázaro e do rico avarento resgata a proximidade do céu e da terra. O modo como vivemos neste mundo ressoa na eternidade.
Liturgia diária O homem rico e o pobre Lázaro - Lc 16,19-31
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2023 Ano A Pai Abraão, tem piedade de mim

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

2ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico – A

Liturgia do dia 09 de março de 2023


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, não permitas que nada neste mundo me impeça de ver o sofrimento de meu próximo e fazer-me solidário com ele.

PRIMEIRA LEITURA: Jr 17,5-10

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.

7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.

9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  1

— É feliz quem a Deus se confia!

— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersa pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

EVANGELHO: Lc 16,19-31

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Uma das críticas mais radicais de Jesus aos fariseus é que eles são “amigos do dinheiro” (Lc 16,14). Por isso, a história de Lázaro e do rico lhes é dirigida. A narrativa contrapõe um homem rico e esbanjador e um pobre mendigo, coberto de feridas e lambido pelos cachorros. Lázaro significa “Deus é meu socorro”; o rico não tem nome. De fato, Lázaro só pode contar com a ajuda de Deus. O rico morre e é sepultado; Lázaro vai para junto de Abraão, isto é, para o reino da vida. Como é pobre quem só tem dinheiro para esbanjar e gastar com futilidades! De fato, apego ao dinheiro e autossuficiência conduzem à morte, endurecem nosso coração. O Papa Francisco nos ajuda a compreender o que significa a “globalização da indiferença”. Jesus indica a superação da indiferença e aponta o caminho da solidariedade, da empatia e do serviço ao próximo. Estabelece também que nossas atitudes e opções têm consequência de eternidade. Ao final, ele aponta a escuta da Palavra de Deus como caminho de conversão e critério de discernimento. Acolhamos, então, a Palavra que nos salva!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Convite à misericórdia, à partilha e à solidariedade nos é dirigido mais uma vez neste tempo pascal. Escutar a Palavra e torná-la ação em nossa vida – ‘Palavra-ação’- é a forma concreta de responder ao convite de Jesus. Disponho meu coração para que a Palavra e encarne em mim.

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para atender aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra e dá-me um coração misericordioso. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho destacando os personagens desta parábola e a identidade de cada um; nome, classe social, aparências, atitudes, palavras…

“Jesus, além de preparar os apóstolos nos pequenos detalhes do cotidiano, aborda claramente como conduzir a vida para alcançar a eternidade. A parábola do pobre Lázaro e do rico avarento resgata a proximidade do céu e da terra. O modo como vivemos neste mundo ressoa na eternidade. Sabemos que Deus é misericordioso, mas isso não dispensa nosso compromisso na construção de um mundo novo e, consequentemente, da eternidade, nossa casa definitiva. Lázaro padeceu muito, enquanto o rico viveu a abundância, sem o mínimo de solidariedade. O problema não está nas coisas, mas no apego, que gera o orgulho e a autossuficiência. Sejamos construtores do céu, enquanto trilhamos os caminhos deste mundo!”.

Meditação (Caminho)

Nem toda a riqueza é benção de Deus e nem toda a felicidade está na riqueza material. A parábola que o Evangelho nos propõe deixa-nos algumas perguntas:
A riqueza é, por si, sinal de bondade recompensada por Deus?
Quais são para você os alicerces da verdadeira felicidade?
Você vive de acordo com os princípios que você professa com sua fé cristã?
Avalie sua caminhada cristã segundo os apelos deste evangelho….

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor sua oração. Peçamos com confiança que Deus nos dê a graça de saber acolher o outro com sua história e cultivar mais misericórdia no coração de toda a humanidade.
Peçamos que cure nossa sociedade do pecado da corrupção, da mentira, da exclusão dos indefesos.
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos nascem em mim após essa oração?
Que compromissos desejo assumir?
Proponho-me pedir ao Senhor que afaste de mim todo o egoísmo e autossuficiência.

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.