2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – A
Liturgia do dia 21 de janeiro de 2023
Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, retira do meu coração o preconceito que me impede de ver, na ação dos pobres e humildes, a expressão da ação misericordiosa de Deus.
PRIMEIRA LEITURA: Hb 9,2-3.11-14
Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam e realizam a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 47(46)
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!
— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra!
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor, subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso!
EVANGELHO: Mc 3,20-21
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
À medida que a narrativa do Evangelho de Marcos avança, ele apresenta dois fenômenos: por um lado Jesus atrai multidões desejosas de escutá-lo e, sobretudo, de receber alguma cura; por outro lado, cresce a oposição, a incompreensão, o conflito e a falta de fé. A oposição provém, sobretudo, dos espíritos impuros, dos fariseus e herodianos. A incompreensão está presente em meio às pessoas que o escutam, aos discípulos e até entre os familiares. Os parentes de Jesus ficaram preocupados com a carga excessiva de trabalho. Jesus já não tem tempo para si, para a família e para as atividades mais simples e corriqueiras. Por causa das multidões, ele já não tem condições nem mesmo de comer.
A organização social de Israel, no tempo de Jesus, é baseada na estrutura clânica e tribal. O clã é uma família alargada. Os laços de prestígio, de honra e de sangue, os compromissos de cooperação e de solidariedade entre os seus membros são imensos. Mexeu com um, mexeu com todos. A preocupação inicial dos familiares de Jesus é com sua saúde física e psicoemocional. Alguns acham que ele está fora de si. Na vida de alguns santos, houve incompreensão da família em relação à resposta ao apelo de Deus. Basta lembrar a nudez de São Francisco na praça de Assis. Ele demonstra sua plena liberdade em relação à família e à herança. Também Francisco parece fora de si. E nós, somos capazes de renúncia e de enfrentar as incompreensões por causa de Cristo e do seu Reino?
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
“Uma grande multidão da Galileia o seguia.” Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.
Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”
Leitura (Verdade)
Mais uma vez, a multidão vai ao encontro de Jesus, mas, desta vez, vai encontrá-lo em sua casa. Em quais outros lugares a multidão buscou encontrar Jesus, conforme foi relatado em outras passagens bíblicas? O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito?
“As multidões se reuniam sem necessidade de convocação. Não havia meios nem lideranças conclamando o povo para se aproximar de Jesus e restaurar a saúde. As ações de Jesus falavam por si mesmas; seu jeito de ser tocava os corações, e a notícia se espalhava tão rapidamente que era até impossível acreditar. De todos os lados chegavam caravanas; os povos que até então só conheciam a escuridão da lei queriam estar com Jesus, mesmo que fosse por um instante. Porém, Jesus não encontra o mesmo cenário quando se trata da própria família. Os seus achavam que ele estava com alguma perturbação mental. Queriam prendê-lo. Quase sempre é assim: os mais próximos não percebem o que é extraordinário”
Meditação (Caminho)
O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade. Estou com a multidão para ir ao encontro de Jesus?
Por que a presença de Jesus incomodava algumas pessoas?
Medite em seu coração a atitude de Jesus, seu amor pleno e sua livre adesão à vontade do Pai.
Oração (Vida)
O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.
Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o/a conduz?
Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.
Contemplação (Vida e Missão)
Certamente os parentes de Jesus queriam que ele descansasse. Às vezes, nós também dizemos para quem amamos especialmente familiares, descanse mais, trabalhe menos. É uma loucura esse ritmo de trabalho.
Só que Jesus era louco de amor ao Pai e a humanidade.
Bênção
Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

