A liturgia: A vida cristã é essencialmente vida em comunidade. Deus é comunidade de pessoas livres e amorosas.
Façamos a oração do dia: Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.
12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C
Liturgia do dia 20 de junho de 2022
PRIMEIRA LEITURA: 2Rs 17,5-8.13-15a.18
Leitura do Segundo Livro dos Reis.
Naqueles dias, 5Salmanasar, rei da Assíria, invadiu todo o país. E, chegando a Samaria, sitiou-a durante três anos.
6No nono ano de Oséias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os habitantes de Israel para a Assíria, estabelecendo-os em Hala e nas margens do Habor, rio de Gozã, e nas cidades da Média. 7Isto aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito, libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egito, porque tinham adorado outros deuses.
8Eles seguiram os costumes dos povos que o Senhor havia expulsado de diante deles, e as leis introduzidas pelos reis de Israel. 13O Senhor tinha advertido seriamente Israel e Judá por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: “Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos, conforme todas as leis que prescrevi a vossos pais e que vos comuniquei por intermédio de meus servos, os profetas”.14Eles, porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados quanto seus pais, que não tinham acreditado no Senhor, seu Deus. 15aDesprezaram as suas leis e a aliança que tinham feito com seus pais, e os testemunhos com que os havia garantido. 18O Senhor indignou-se profundamente contra os filhos de Israel e rejeitou-os para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 60(59)
— Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!
— Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!
— Rejeitastes, ó Deus, vosso povo e arrasastes as nossas fileiras; vós estáveis irado: voltai-vos!
— Abalastes, partistes a terra, reparai suas brechas, pois treme. Duramente provastes o povo, e um vinho atordoante nos destes.
— Quem me leva à cidade segura, e a Edom quem me vai conduzir, se vós, Deus, rejeitais vosso povo e não mais conduzis nossas tropas?
— Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; nada vale o socorro dos homens! Mas com Deus nós faremos proezas, e ele vai esmagar o opressor.
EVANGELHO: Mt 7,1-5
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Os fariseus e escribas eram rígidos para aplicar a Lei aos outros, mas não a aplicavam com a mesma rigidez a si próprios. Julgavam-se justos e não necessitavam de misericórdia, pois se sentiam meritórios diante de Deus. Mas facilmente apontavam para as falhas dos outros. Hipocrisia é perceber pecados alheios, medi-los com preconceito e não perceber a própria situação pecaminosa. Jesus quer novo relacionamento entre os seus. O julgamento cabe exclusivamente a Deus, pois só este conhece o que está no íntimo de cada ser humano. A maioria das pessoas, quando julga, usa de parcialidade, de preconceito, e demonstra falta de amor.
Antes de ser duro com os outros, é preciso começar pelos próprios pecados. Quem não é capaz de fazer um sincero exame de consciência e perceber os próprios pecados, não tem a mínima possibilidade de querer corrigir a vida alheia. E aquela pessoa que é capaz de se autoanalisar e corrigir seus pecados, sabe que precisa da misericórdia de Deus e, por isso mesmo, quer também estender esse mesmo amor de Deus aos demais. Diante dos pecados alheios, quer misericórdia; diante dos próprios pecados, rigidez. Uma das coisas não toleradas na comunidade cristã é a hipocrisia.
Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Iniciamos uma nova semana acolhendo a Palavra de Deus. Somos convidados pelo Senhor a viver suas exortações: não julgar os outros e combater a hipocrisia. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que devemos seguir.
Peçamos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos a coragem e a confiança plena. Amém.
Leitura (Verdade)
Leia o Evangelho procurando perceber em que atitudes está a presença do julgamento e da hipocrisia que Jesus condena. Qual é o caminho apontado por Jesus?
“A vida cristã é essencialmente vida em comunidade. Deus é comunidade de pessoas livres e amorosas. Inseridos em Cristo, como filhos de Deus, vivemos em comunhão, construindo famílias, comunidades, onde a fraternidade é a lei maior. Na comunidade, partilhamos, rezamos, trabalhamos juntos. A liturgia, por exemplo, é uma ação da comunidade cristã, da Igreja, pedindo-nos presença, participação, envolvimento de todos. O dom da fraternidade, sermos irmãos e irmãs no Senhor, nos faz parceiros uns dos outros, não juízes. Somos responsáveis uns pelos outros. Na correção fraterna, sempre necessária para o crescimento do outro, procuramos estar atentos à correção dos nossos atos, para estar em condição de ajudar os outros.”
Meditação (Caminho)
Jesus não condena o discernimento sobre o que é certo e o que é errado, sobretudo na convivência social, mas condena a interpretação subjetiva da intenção do outro. Inspirado(a) pela exortação de Jesus, qual é o caminho para não julgarmos as atitudes dos outros de forma moralista e condenatória?
O que leva o ser humano a agir com julgamentos e hipocrisia?
Qual apelo o Senhor faz a você hoje? Quais sentimentos a Palavra despertou em seu coração?
Oração (Vida)
O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos a nossa vida e esta nova semana. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.
Pedimos que o Espírito Santo transforme o nosso coração: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).
Contemplação (Vida e Missão)
Jesus nos ensina, numa linguagem simples e prática, transparente, como viver a vida cristã. “ Não julgueis e não sereis julgados… Sereis medidos com a mesma medida com que medirdes os outros”. Como quero viver, com maturidade de juízo, esse jeito de ser cristão?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

