Nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei – Mt 5,17-19

O convite que Jesus nos faz é para observarmos os mandamentos e colocá-los em prática.
Oração diária O reino do céus
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2022 Ano C Nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei – Mt 5,17-19

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

A liturgia: O convite que Jesus nos faz é para observarmos os mandamentos e colocá-los em prática.

Façamos a oração do dia: Espírito de plenificação, como Jesus, quero estar submisso à vontade primeira do Pai para a humanidade, pondo em prática, de maneira perfeita, as suas exigências.


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



10ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 08 de junho de 2022

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 18,20-39

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 20Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. 21Então Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: “Até quando andareis mancando com os dois pés? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui a ele”. O povo não respondeu uma palavra.

22Então Elias disse ao povo: “Eu sou o único profeta do Senhor que resta, ao passo que os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. 23Deem-nos dois novilhos; que eles escolham um novilho e, depois de cortá-lo em pedaços, coloquem-no sobre a lenha, mas sem pôr fogo por baixo. Eu prepararei depois o outro novilho e o colocarei sobre a lenha e tampouco lhe porei fogo.

24Em seguida, invocareis o nome de vosso deus e eu invocarei o nome do Senhor. O Deus que ouvir, enviando fogo, este é o Deus verdadeiro”. Todo o povo respondeu, dizendo: “Ótima proposição”.

25Elias disse então aos profetas de Baal: “Escolhei vós um novilho e começai, pois sois maioria. E invocai o nome de vosso deus, mas não lhe ponhais fogo”. 26Eles tomaram o novilho que lhes foi dado e prepararam-no. E invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: “Baal, ouve-nos!” Mas não se ouvia voz alguma e ninguém que respondesse. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado.

27Ao meio-dia, Elias zombou deles, dizendo: “Gritai mais alto, pois sendo um deus, tem suas ocupações. Porventura ausentou-se ou está de viagem; ou talvez esteja dormindo e é preciso que o acordem”. 28Então eles gritavam ainda mais forte, e retalhavam-se, segundo o seu costume, com espadas e lanças, até o sangue escorrer.

29Passado o meio-dia, entraram em transe até a hora do sacrifício vespertino. Mas não se ouviu voz nenhuma, nem resposta nem sinal de atenção.

30Então Elias disse a todo o povo: “Aproximai-vos de mim”. Todo o povo veio para perto dele. E ele refez o altar do Senhor que tinha sido demolido. 31Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Deus tinha dito: “Teu nome será Israel”, 32e edificou com as pedras um altar ao nome do Senhor. Fez em redor do altar um rego, capaz de conter duas medidas de sementes. 33Empilhou a lenha, esquartejou o novilho e colocou-o sobre a lenha, 34e disse: “Enchei quatro talhas de água e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha”. Depois, disse: “Outra vez”. E eles assim fizeram uma segunda vez. E acrescentou: “Ainda uma terceira vez”. E assim foi feito.

35A água correu em volta do altar e o rego ficou completamente cheio. 36Chegada a hora do sacrifício, o profeta Elias aproximou-se e disse: “Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, mostra hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que é por ordem tua que fiz estas coisas. 37Ouve-me, Senhor, ouve-me, para que este povo reconheça que tu, Senhor, és Deus, e que és tu que convertes os seus corações!”

38Então caiu o fogo do Senhor, que devorou o holocausto, a lenha, as pedras e a poeira, e secou a água que estava no rego. 39Vendo isto, o povo todo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: “É o Senhor que é Deus, é o Senhor que é Deus!”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 16(15)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”.

— Multiplicam, no entanto, suas dores os que correm para os deuses estrangeiros; seus sacrifícios sanguinários não partilho, nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

EVANGELHO:  Mt 5,17-19

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.

18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Nas diversas comunidades cristãs, há controvérsias quanto à observância da Lei. Deve-se ainda observá-la ou Cristo a aboliu? Pode-se ver em At 15 e em Gl 2,16ss, bem como em Ef 2,15, uma clara superação da Lei, mas nem todos entendiam assim. Mateus entende que a Lei não deve ser vivida como algo externo, mas como princípios de vida, que brotam do coração, como se vê nas Bem-aventuranças (Mt 5,1-12). Os escribas e fariseus eram os conhecedores e intérpretes da antiga Lei, mas eram casuístas e legalistas. Jesus não entra nessa perspectiva. As leis, quando foram criadas, tinham a finalidade de tornar o Reino de Deus possível, mas, na versão dos doutores, as leis se tornaram pesos, principalmente para os pobres. No ensino de Jesus, o que foi iniciado no AT se plenifica no NT. Contudo, agora sem legalismo, mas com vivência que brota do coração. A nova justiça supera a dos escribas e fariseus (Mt 5,20). Então, do ponto de vista de Mateus, a Lei e os profetas (todo AT) são válidos e se plenificam na pessoa de Jesus; não numa letra fria e casuísta, mas numa nova maneira de observância. Isso será mostrado a partir de Mt 5,21ss, pelo dizer: “Ouviste o que foi dito… eu, porém, vos digo” (5,21.27.31.33.38.43). Já não se observa a Lei pela letra, mas pelo espírito (2Cor 3,6).

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na escuta e meditação da Palavra, acolheremos o convite de Jesus para observarmos os mandamentos e colocá-los em prática: “Quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos céus”. Que durante este dia possamos conservar a Palavra em nosso coração e compreender com maior profundidade os seus ensinamentos para a nossa vida.

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os versículos que mais chamaram sua atenção. Identifique as expressões que revelam a missão de Jesus. Qual é o ensinamento presente em suas palavras? De que forma Ele interpreta a Lei e os Profetas?

“O povo de Deus tinha suas Escrituras Sagradas. Eram escritos em pergaminhos, com cópias especialmente nas sinagogas. Eram basicamente as leis que faziam referência à aliança e às palavras dos profetas, além dos Salmos. O povo se referia a esse conjunto de escritos como a Lei e os Profetas. É o que chamamos hoje de Antigo Testamento. Depois de Jesus, foram surgindo os escritos do Novo Testamento. As primeiras comunidades se perguntavam qual seria o valor dos antigos escritos e se lembraram do ensinamento de Jesus. Ele era o cumprimento de todas as promessas de Deus, nele se realizavam a Lei e os Profetas. Portanto, o Antigo Testamento continua valendo para os seus seguidores”. 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Releia-o com muita atenção, repasse-o em sua mente, desejando que toque o seu coração. Deixe que o Evangelho se misture com a sua vida, abra-se a ele sem medo e veja o caminho que Deus lhe indica.
Quais são os mandamentos a serem observados, conforme o texto?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado(a), por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração e conte-lhe tudo o que deseja, tudo o que está em seu coração…

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra do Evangelho você deseja viver neste dia?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.