A liturgia:
Façamos a oração do dia: Pai, confirma em mim o dom da paz recebida de teu Filho Jesus, de forma que, revestido desta fortaleza, eu possa caminhar, sem medo, ao teu encontro.
5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C
Liturgia do dia 17 de maio de 2022
PRIMEIRA LEITURA: At 14,19-28
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.
21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada Comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.
24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.
27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 145(144)
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.
EVANGELHO: Jo 14,27-31a
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Diante de sua iminente partida, algo inusitado é dito: a paz. Mesmo na dor, a morte de Jesus é a vitória sobre o mal, por isso os seus devem se alegrar com aquilo que humanamente é a maior derrota. Jesus dá a paz como o fazia a tradição judaica (Ex 4,18; Jz 18,6). Lembra os tempos messiânicos de Is 9,5s. Jesus indo para o Pai, deixa para os seus a paz da justiça e da esperança, pois ele voltará. É a paz da amizade com Deus e das relações justas entre as pessoas. A paz é uma palavra que salva. Ele perdoa a pecadora e diz: “Vai em paz” (Lc 7,50). Ele cura a hemorroíssa e diz: “Vai em paz” (Lc 8,48). Portanto, essa paz é a vitória sobre o pecado e o mal. Por isso, depois da ressurreição, o Ressuscitado, ao aparecer, saúda novamente com a paz (Jo 20,19–21,26).
Assim se afirma que a paz de Jesus não é ausência de conflitos, mas a certeza da vitória sobre eles. Essa não é a paz do mundo que se baseia na injustiça e no pecado. Enquanto o mundo exclui e marginaliza os doentes e pecadores, Jesus os reintegra. Dessa forma, para a paz deste mundo, Jesus é oposição. A paz dos que esperam a volta de Jesus jamais pode se basear na paz do mundo, da injustiça, mas na prática de Jesus.
Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Agradeçamos neste dia ao Senhor o caminho que tivemos a oportunidade de percorrer com sua Palavra e reconheçamos a presença do Senhor ressuscitado em nossa vida. Que a Palavra do Evangelho nos fortaleça na disposição para seguirmos na estrada de Jesus.
Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
Leitura (Verdade)
Este é o momento de compreendermos o texto. Leia-o com calma e silenciosamente. Deixe que as palavras de Jesus toque seu coração como fez com a samaritana. Que seu amor e sua paz nutra nosso ser e nos transforme em apóstolos da paz.
“Um dos temas mais presente neste longo discurso de Jesus é a paz. Essa paz não se trata simplesmente de ausência de guerra. No mundo semítico, a paz compreende todo o bem-estar a que alguém pode aspirar. É a plenitude da graça e da bênção. A paz é dom do alto, mas também conquista. Uma das bem-aventuranças consagra os que constroem a paz. É graça, mas ela passa pelas nossas mãos. Não se trata de uma paz de estagnação, nem da paz dos vencidos, mas é fruto da luta. No passado se dizia: “Se queres a paz, prepara a guerra”. Centenas, milhares de guerras foram travadas, e a paz não veio. Na realidade, a paz é fruto da justiça. Perseguidos, injustiçados, os cristãos têm certeza da proteção divina contra o “chefe” deste mundo.”
Meditação (Caminho)
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo.” Diante das frustrações, incertezas, dores, medos, etc. em que fonte bebo a alegria de viver? Onde se enraíza minha paz? Busco no Senhor minha força?
A paz que Jesus nos dá é fruto de sua entrega total. É dom de Deus e resultado de nossa doação-sacrifício. A paz é também construída, alcançada. Qual minha contribuição pela paz familiar, comunitária e social?
Oração (Vida)
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Em que contexto você quer levar ou construir a paz hoje?
Bênção
“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração( …) vou mas voltarei a vós.”

