1º Domingo do Advento – Ano Litúrgico – A
Liturgia do dia 30 de novembro de 2025
Façamos a oração do dia:
Senhor, desperta-nos para a vigilância e prepara-nos para a vinda do Teu Reino, para que possamos caminhar na luz da Tua verdade.
PRIMEIRA LEITURA: Is 2,1-5
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”. Porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO: Sl 121(122),1-2.4-5.6-7.8-9
– Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
– Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
– Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
– para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
– Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!
– Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
SEGUNDA LEITURA: Rm 13,11-14a
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
EVANGELHO: Mt 24,37-44
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Comentário do Evangelho
No Evangelho deste primeiro Domingo do Advento, somos convidados a manter os olhos despertos e o coração vigilante. A chamada de Jesus Cristo para “ficai preparados … porque não sabeis em que dia virá o Senhor” enfatiza que a fé não é algo passivo, mas exige atenção constante.
A parábola que compara a vinda do Filho do Homem ao tempo de Noé revela que cotidianamente podemos nos distrair com os afazeres, festas e preocupações, e assim perder o momento em que Deus age. A vigilância, portanto, não é apenas esperar por algo no futuro: é viver agora no amor, na justiça e na mansidão, de modo que estejamos prontos quando o Senhor se manifestar.
Para quem lê com simplicidade, este Evangelho diz: Prepare‑se hoje mesmo para acolher o Senhor. Não adie a conversão ou a mudança de vida, pois o momento de encontro com Deus pode estar mais perto do que imaginamos.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Senhor, desperta em mim a vigilância, para que eu esteja sempre atento à Tua presença e pronto para viver segundo a Tua vontade.
Leitura (Verdade)
“Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: ‘A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.'” (Mt 24,37-44)
Meditação (Caminho)
O que esta Palavra me diz hoje?
- Como posso me preparar para a vinda do Senhor em minha vida cotidiana?
- Quais distrações estão me afastando da vigilância e da atenção que devo ter ao chamado de Deus?
- Jesus nos chama à prontidão e à fidelidade. Como posso cultivar essa vigilância, especialmente nas pequenas ações do dia a dia?
Deus me convida a uma vigilância ativa, para que eu esteja sempre preparado para acolher sua presença, não em um futuro distante, mas já hoje.
Oração (Vida)
Senhor Jesus, ajuda-me a estar sempre atento aos sinais da Tua presença em minha vida. Que minha fé seja firme, e que eu viva de maneira vigilante, preparado para Te encontrar em cada momento. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
Em silêncio, permito que a Palavra de Deus se faça presente em meu coração. Contemplo minha vida e o que preciso mudar para viver com mais atenção à presença de Deus. A minha missão é estar vigilante e disponível para viver segundo Sua vontade, sem deixar que as distrações do mundo me afastem.
Bênção
Que o Senhor, que nos chama à vigilância e à oração, nos abençoe e nos conceda a graça de estarmos sempre preparados para acolher sua presença. Amém.

