O Chamado de Levi: Jesus e a Salvação dos Pecadores

Jesus nos ensina que Sua misericórdia é maior que nossos pecados.
Oração diária, Por que ele come com os publicanos e os pecadores? - Mc 2,13-17
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2025 Ano C O Chamado de Levi: Jesus e a Salvação dos Pecadores

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras que são enviadas dia a dia antecipadamente

1ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C

Liturgia do dia 18 de janeiro de 2025

Façamos a oração do dia: Pai, coloca-me, cada dia, no seguimento de Jesus, pois, assim, estarei no bom caminho que me conduz a ti.

Encontros prontos de Catequese

PRIMEIRA LEITURA: Hb 4,12-16

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 12 a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13 E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14 Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15 Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16 Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 18(19B)

— Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

— Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor! 

EVANGELHO: Mc 2,13-17

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14 Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15 E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16 Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” 17 Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

À beira do mar, um lugar de ensino e de convite, Jesus chama novos discípulos para segui-Lo. Entre eles, está Levi, um cobrador de impostos, uma figura geralmente desprezada pela sociedade. Essa profissão era vista com aversão, pois esses cobradores trabalhavam para o império romano, colaborando com a exploração dos mais pobres. Além disso, muitos enriqueciam às custas da desonestidade, e por isso, eram tidos como corruptos. Juntamente com as prostitutas, eram considerados pecadores públicos, sendo excluídos da comunidade de Israel.

Contudo, o chamado de Jesus chega a Levi de forma transformadora. Movido pela graça, ele responde prontamente, levantando-se para seguir a Cristo e embarcar em uma nova vida. Pouco depois, Levi convida Jesus e Seus discípulos para um banquete. Mais do que uma simples demonstração de gratidão, essa refeição se torna uma oportunidade para outros cobradores de impostos e pecadores também serem tocados pela salvação. Isso, no entanto, provoca a crítica dos escribas e fariseus.

Mas Jesus, com Sua compaixão e misericórdia, não segue a lógica de exclusão que imperava entre os piedosos. Ele veio para salvar os pecadores, aqueles que mais necessitam de Sua graça, sem se deixar guiar pelos julgamentos humanos.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus nos chama constantemente para caminhar com Ele e colaborar em Seu Reino, que também é nosso.
Ele convidou Levi, um cobrador de impostos, a seguir Seus passos, e Levi prontamente atendeu, tornando-se um grande proclamador da Boa Notícia da ação de Deus nas nossas vidas. Essa Boa Notícia é que, hoje, o amor misericordioso de Deus continua a nos chamar, libertar e curar os corações daqueles que confiam.

Coloco-me, portanto, na escola de Jesus, abrindo meu coração e minha mente para compreender e viver os ensinamentos do Seu discipulado.
“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ensina-me a compreender e viver os ensinamentos de Jesus, e a reconhecer Sua presença em nosso meio. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe com atenção o momento em que Jesus se aproxima de Levi, um cobrador de impostos, e o convida a seguir. Levi estava no exato momento realizando a função que o tornava mal visto pela sociedade da época.

Jesus fez algo surpreendente ao chamar Levi, um cobrador de impostos desprezado pelo povo, para ser Seu seguidor. Para muitos, a escolha parecia ilógica. Por que não chamar alguém mais respeitado e solidário? Porém, a resposta de Jesus quebra a lógica humana: Ele veio para curar, para salvar, para chamar os que mais necessitam da Sua graça. Levi, depois conhecido como Mateus, recebeu esse chamado e, ao entender e viver a Boa Notícia, transformou sua vida a ponto de escrever um dos Evangelhos que conhecemos.

Meditação (Caminho)

“Eu não vim chamar justos, mas pecadores.”
O que esse versículo diz a você?
Qual atitude de Jesus mais tocou seu coração durante a leitura?
Jesus não discrimina. Ele não faz distinção entre os justos e os pecadores, mas oferece a salvação a todos, com a promessa de transformação. Seu poder é capaz de mudar radicalmente a vida de qualquer pessoa, não importa sua história.
Hoje, como você se vê dentro dessa perspectiva do Evangelho? O que você pode aprender com a atitude de Jesus para a sua vida?

Oração (Vida)

Agora, permita que seu coração fale com Deus. O que você deseja dizer a Ele?

“Senhor, esteja comigo. Abençoa meus projetos, minha vontade de fazer o bem, minha comunicação nos relacionamentos. Que todas as minhas ações e palavras, até mesmo as pequenas gentilezas, sejam um reflexo do meu compromisso com a Sua verdade e Seu Reino.”

Reze pelas necessidades das pessoas, especialmente as mais vulneráveis e aquelas em posições de responsabilidade.

Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus se aplica à sua vida? Qual a atitude prática que você pode tomar a partir dessa mensagem?
Ser atento à presença de Deus em nossa vida cotidiana, buscar viver com honestidade, justiça e compaixão é uma forma concreta de seguir os passos de Jesus.

Bênção

Que o Senhor Jesus Cristo caminhe ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me dar coragem,
Diante de mim para me guiar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele vive e reina para sempre. Amém.

Que a bênção de Deus Pai, cheio de amor e bondade, desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical