O fogo trazido por Jesus: O ardor da fé

Deixe o amor de Cristo queimar e purificar o seu coração. Viva a sua fé com ardor e coragem! Tenha uma quinta-feira abençoada!
Oração diária, Fogo eu vim lançar sobre a terra... - Lc 12,49-53
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2026 Ano A O fogo trazido por Jesus: O ardor da fé

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

Quinta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum – Ano Par (II)

Liturgia do dia 22 de outubro de 2026


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, acendei no meu coração o fogo do Teu amor para que eu viva com coragem a Vossa verdade. Amém.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 3,14-21

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 14 eu dobro os joelhos diante do Pai, 15 de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16 Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17 que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18 Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19 e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20 Àquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21 a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus

SALMO: Sl 32(33),1-2.4-5.11-12.18-19 (R. 5b)

– Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

– Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

– Ó justos, alegrai-vos no Senhor! aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! 

– Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. 

– Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! 

– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. 

EVANGELHO: Lc 12,49-53

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49 “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53 ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No Evangelho de hoje, Jesus faz uma forte declaração sobre a Sua missão: “Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que ele se cumpra!”. O fogo de que Jesus fala é o fogo do Espírito Santo, da caridade divina e da verdade da Sua Palavra, que purifica e renova o coração humano.

Jesus continua advertindo os discípulos: “Vós pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão”. O Mestre explica que, a partir de então, em uma mesma casa, as pessoas se dividirão por causa da opção por Ele. Ao refletirmos sobre O fogo trazido por Jesus no Evangelho, compreendemos que a verdadeira paz de Cristo não se confunde com o comodismo ou com compromissos superficiais. A opção por seguir o Senhor exige uma tomada de posição clara e corajosa, purificando a nossa fé de qualquer tibieza.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Senhor Jesus Cristo, Fogo Purificador e Luz dos nossos corações, coloco-me diante de Vós nesta quinta-feira. Agradeço-Vos pela Vossa entrega total no altar da Cruz para nos salvar. Enviai o Vosso Espírito Santo sobre o meu interior para afastar toda a indiferença, tibieza e medo do julgamento alheio. Tocado por O fogo trazido por Jesus no Evangelho, concedei-me a virtude do ardor missionário e da firmeza de fé, para que eu viva com coragem e verdade no meu lar, no meu trabalho e em todas as minhas decisões. Amém.

Leitura (Verdade)

O texto de Lucas 12,49-53 revela a urgência e o caráter decisivo da missão messiânica de Cristo. A “verdade” teológica central é que o Evangelho provoca uma crise salutar no ser humano: o “fogo” do Espírito e o “batismo” da Paixão exigem uma escolha existencial radical, mostrando que a fidelidade a Deus pode provocar incompreensões, mas é o único caminho para a autêntica vida divina.

Meditação (Caminho)

A chama do amor de Deus está acesa no meu coração ou deixei que as preocupações do mundo apagassem o meu ardor espiritual? Tenho tido coragem de assumir a minha fé com firmeza, mesmo quando enfrento oposição ou incompreensão daqueles ao meu redor?

Oração (Vida)

Senhor Deus, Pai misericordioso, peço perdão pelas vezes em que fui tíbio, preferi a acomodação em vez da verdade ou busquei agradar ao mundo antes de obedecer aos Teus mandamentos. Renovai a minha alma. Concedei-me a graça de um coração inflamado de amor por Vós.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo Jesus manifestando o Teu desejo ardente de inflamar o mundo com o amor divino através da Sua doação total. Sinto a paz e a segurança de ser purificado por este fogo sagrado. Minha missão hoje é testemunhar o ardor da fé: ser firme nos valores cristãos no trabalho, promover a verdade com mansidão no lar e acender a esperança na vida de quem precisa.

Bênção

Que o Senhor Jesus purifique as vossas intenções com o fogo do Teu Espírito, abençoe a vossa família e vos guarde na Sua paz. Que a bênção do Deus Todo-Poderoso proteja a vossa quinta-feira. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.