A Autoridade de Jesus sobre o Mal

Quando Jesus fala, até o mal obedece. Acredite Nele e sinta sua força transformadora em sua vida.
Oração diária, Que queres de nós, Jesus Nazareno? - Mc 1,21b-28
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2026 Ano A A Autoridade de Jesus sobre o Mal

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

1ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – A

Liturgia do dia 13 de janeiro de 2026


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Senhor, fortalece nossa fé e nos guia com tua sabedoria.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 1,9-20

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 9 Ana levantou-se, depois de ter comido e bebido em Silo. Ora, o sacerdote Eli estava sentado em sua cadeira à porta do templo do Senhor. 10 Ana, com o coração cheio de amargura, orou ao Senhor, derramando copiosas lágrimas. 11 E fez a seguinte promessa, dizendo: “Senhor Todo-poderoso, se olhares para a aflição de tua serva e te lembrares de mim, se não te esqueceres da tua escrava e lhe deres um filho homem, eu o oferecerei a ti por todos os dias de sua vida, e não passará navalha sobre a sua cabeça”. 12 Como ela se demorasse nas preces diante do Senhor, Eli observava o movimento de seus lábios. 13 Ana, porém, apenas murmurava; os seus lábios se moviam, mas não se podia ouvir palavra alguma. Eli julgou que ela estivesse embriagada; 14 por isso lhe disse: “Até quando estarás bêbada? Vai tirar essa bebedeira!” 15 Ana, porém, respondeu: “Não é isso, meu senhor! Sou apenas uma mulher muito infeliz; não bebi vinho, nem outra coisa que possa embebedar, mas desafoguei a minha alma na presença do Senhor. 16 Não julgues a tua serva como uma mulher perdida, pois foi pelo excesso da minha dor e da minha aflição que falei até agora”. 17 Eli então lhe disse: “Vai em paz, e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste”. 18 Ela respondeu: “Que tua serva encontre graça diante dos teus olhos”. E a mulher foi embora, comeu e o seu semblante não era mais o mesmo. 19 Na manhã seguinte, ela e seu marido levantaram-se muito cedo e, depois de terem adorado o Senhor, voltaram para sua casa em Ramá. Elcana uniu-se a Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. 20 Ana concebeu e, no devido tempo, deu à luz um filho e chamou-o Samuel, porque — disse ela — “eu o pedi ao Senhor”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus

SALMO: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. 1a)

– Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.

– Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.

– Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação. 

– O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. 

– É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. 

– O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-Ios assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção. 

EVANGELHO: Mc 1,21b-28

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

-Glória a vós, Senhor.

21b Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23 Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24 “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25 Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26 Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27 E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28 E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No Evangelho de hoje, Jesus começa sua pregação pública ensinando na sinagoga de Cafarnaum e logo demonstra sua autoridade sobre o mal. A reação das pessoas não se limita à admiração por sua forma de ensinar, mas expande‑se ao poder que ele manifesta ao expulsar o espírito impuro do homem presente na assembleia. Jesus não ensina como os doutores da Lei que se apoiam em tradições humanas; sua palavra brota diretamente da comunhão com o Pai, revelando a nova realidade do Reino de Deus presente e atuante. A libertação do homem possuído é também sinal de que Cristo veio para restaurar a dignidade humana, libertando‑nos das prisões que nos afastam de Deus e dos irmãos. A autoridade de Jesus desafia nossos modos habituais de pensar e agir, convidando‑nos a acolher a sua palavra com confiança e a permitir que sua presença e poder transformem nossas vidas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Senhor, venho a Ti com o coração aberto, disposto a ouvir e a seguir tua palavra. Que neste momento de oração, possamos ser tocados por tua graça e, com fé, nos deixar transformar por Ti, para sermos instrumentos da tua paz e amor em nosso dia a dia. Amém.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje (Mc 1,21b-28) nos revela a autoridade de Jesus, que, ao ensinar na sinagoga de Cafarnaum, impressiona as pessoas não apenas pelas palavras, mas pelo poder que exerce sobre o espírito maligno. Ele não só anuncia o Reino de Deus, mas também traz a libertação, expulsando o mal. Ao enfrentar o espírito impuro, Jesus mostra que sua missão vai além do ensino: ele vem restaurar a dignidade humana, libertando-nos de tudo o que nos afasta de Deus e dos outros.

Meditação (Caminho)

Jesus nos chama a uma vida de libertação, onde a verdade de sua palavra se faz presente e atua em nós, transformando as realidades que nos aprisionam. A autoridade de Jesus é um convite para deixarmos que Ele aja em nossas vidas, para que possamos também testemunhar essa força de transformação. Ao ouvir o Evangelho, somos desafiados a acolher a palavra de Cristo, permitindo que ela nos purifique e nos conduza pelo caminho da verdadeira liberdade, onde podemos viver a plenitude do Reino de Deus.

Oração (Vida)

Senhor Jesus, nós te agradecemos por tua palavra e pela tua autoridade sobre as forças do mal. Pedimos que, assim como libertaste o homem possuído, nos libertes das amarras que nos impedem de viver plenamente o teu amor. Concede-nos coragem para seguir o caminho que nos mostraste, acolhendo tua palavra e testemunhando tua presença no mundo. Que a tua autoridade nos conduza à paz e à verdade. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Ao meditar sobre este Evangelho, somos chamados a ser testemunhas da autoridade de Jesus em nossas vidas. Ele nos liberta e nos convida a espalhar a sua mensagem de salvação, ajudando aqueles que ainda estão aprisionados pelo mal. Nossa missão é ser sinais de sua presença transformadora, permitindo que sua luz brilhe através de nossas ações. A contemplação de Jesus expulso o mal e transformando vidas nos desafia a viver de forma autêntica, comprometidos com o Reino de Deus.

Bênção

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso, que libertou o homem do mal, nos acompanhe e nos fortaleça na caminhada de fé. Que, assim como Jesus nos libertou, possamos também ser instrumentos de sua paz e do seu amor, levando a todos a Boa Nova da salvação. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.