Sábado da 22ª Semana do Tempo Comum – Ano Par (II)
Liturgia do dia 5 de setembro de 2026
Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, ensinai-me a colocar a misericórdia e o amor acima de todas as coisas em minha vida. Amém.
PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 4,6b-15
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
6b Irmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo, por causa de vós, para que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”. 7 Com efeito, quem é que te faz melhor que os outros? O que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo que tens, por que, então, te glorias, como se não o tivesses recebido? 8 Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco! 9 Na verdade, parece-me que Deus nos apresentou, a nós apóstolos, em último lugar, como pessoas condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e os homens. 10 Nós somos os tolos por causa de Cristo, vós, porém, os sábios nas coisas de Cristo. Nós somos os fracos; vós, os fortes. Vós sois tratados com toda a estima e atenção, e nós, com todo o desprezo. 11 Até à presente hora, padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes; 12 fadigamo-nos, trabalhando com as nossas mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos; 13 somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que o lixo do mundo, a escória do universo, até ao presente. 14 Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos. 15 De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus
SALMO: Sl 144(145),17-18.19-20.21 (R. 18a)
– O Senhor está perto de quem o invoca!
– O Senhor está perto de quem o invoca!
– É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
– O Senhor cumpre os desejos dos que o temem, ele escuta os seus clamores e os salva. O Senhor guarda todo aquele que o ama, mas dispersa e extermina os que são ímpios.
– Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.
EVANGELHO: Lc 6,1-5
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
1 Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2 Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” 3 Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4 Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5 E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
No Evangelho de hoje, num dia de sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam espigas, esfregavam-nas nas mãos e comiam os grãos. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido fazer em dia de sábado?”.
Jesus respondeu-lhes lembrando a atitude de Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome: Davi entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda — que só os sacerdotes podiam comer —, comeu e deu também aos seus companheiros. E Jesus concluiu com autoridade: “O Filho do Homem é o Senhor do sábado”. O Mestre nos ensina que as regras e mandamentos de Deus existem para proteger a vida e promover o bem do ser humano, jamais para sufocar o amor, a compaixão e a acolhida.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Senhor Jesus Cristo, Redentor e Guia da minha vida, coloco-me diante de Vós neste sábado. Agradeço-Vos pelos Vossos ensinamentos que libertam a nossa alma de todo rigorismo e hipocrisia. Enviai o Vosso Espírito Santo para purificar os meus julgamentos. Que o reconhecimento de que Vós sois o Senhor do sábado me ensine a praticar a misericórdia, o perdão e o cuidado com as necessidades dos meus irmãos, preparando o meu coração para celebrar o Domingo com alegria. Amém.
Leitura (Verdade)
O texto de Lucas 6,1-5 aborda o conflito sobre a observância do repouso sabático. A “verdade” teológica central é a soberania de Cristo como o Senhor do sábado, que reinterpreta a Lei à luz da misericórdia e da preservação da vida, sobrepondo as reais necessidades humanas à rigidez das normas rituais.
Meditação (Caminho)
Tenho sido uma pessoa compreensiva e misericordiosa com as falhas do meu próximo, ou costumo julgar os outros com rigor? Como o fato de Jesus ser o Senhor do sábado transforma a maneira como vivo o meu dia de descanso e convivência familiar?
Oração (Vida)
Senhor Deus, Pai de bondade, peço perdão pelas vezes em que fui inflexível, julguei as pessoas ou coloquei regras acima da caridade. Renovai o meu espírito. Concedei-me a virtude da compaixão para agir com bondade e paciência em minha casa.
Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo Jesus caminhando pelos campos de trigo com Seus discípulos, ensinando com serenidade que o amor é o centro da Lei. Sinto a paz de me saber acolhido pelo Seu olhar. Minha missão hoje é promover a paz: acolher quem precisa de ajuda, evitar críticas no ambiente familiar e preparar a alma para a missa dominical.
Bênção
Que o Senhor Jesus abençoe o vosso sábado, proteja a vossa família e encha o vosso lar com a Sua misericórdia. Que a bênção do Deus Todo-Poderoso guarde a vossa vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

