A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Uma ceia em Emaús
Teatro para catequese
O Senhor realmente ressuscitou e todos devem saber e reconhecer a misericórdia de Deus!
Índice: Confira a lista com os outros temas de teatro
Salvar: Gostou desse teatro? Salve em formato pdf.
Acadêmica: Ana Carolina Miranda
Professora Responsável: Cláudia Braga
Disciplina: Produção de Texto Teatral
Elenco:
- 2 homens simples, vestidos com túnicas longas e faixas na cabeça, carregando sacos nas costas e calçando sandálias de cordas. Representam dois discípulos de Jesus.
- 1 homem que represente Jesus, também simples, com túnica e sandálias de corda.
(O fundo do teatro deve ter um painel onde se lê: Jerusalém. O palco, por sua vez, deve ter o letreiro: Emaús. Há uma mesa e alguns bancos de madeira, além de copos e um pão – grande o suficiente para ser visto pela platéia.)
(Os dois homens saem do fundo do teatro. Eles caminham cabisbaixos no meio do público na direção do palco. Eles se mostram cansados, abatidos e decepcionados.)
Simeão: Mas isso não é possível! Achávamos que fosse ele o Messias... E, no entanto...
Cléofas: É... Decepcionou a todos... Como faremos agora? Já não havia mesmo razões para continuarmos em Jerusalém.
Simeão (ajeitado a bagagem nas costas): E o grupo dos onze? Quem os guiará? Eles estão desnorteados...
Cléofas: Exatamente... Maria está com eles, mas é muita responsabilidade para uma mulher... Ela, com toda a sua perseverança, não conseguirá assumir tão grande missão!
Simeão: Pois é... E a história do túmulo vazio? Está muito mal explicada!
Cléofas (coçando a cabeça): E mais essa agora! É difícil de acreditar...
Simeão: Mas, ao mesmo tempo, quem o teria tirado do túmulo? Ninguém faria isso!
(Jesus se aproxima e começa a caminhar com eles. Eles estão como cegos e não o reconhecem... Jesus está trajado como um forasteiro e é assim que eles o vêem.)
Jesus: Boa tarde, irmãos! Posso me juntar a vocês?
Simeão: Sinta-se à vontade!
Jesus: Reparava-os de longe e percebi que parecem tristes... Percebi também que discutiam algo importante... O que é que vocês andam conversando pelo caminho?
(Eles param, com o rosto triste.)
Cléofas: Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que aí aconteceu nos últimos dias?
Jesus: Não! O que foi?
Cléofas: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.
Simeão: Nós esperávamos que fosse ele o libertador de Israel, mas, apesar de tudo, já faz três dias que isso aconteceu! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo, e não encontraram o corpo de Jesus. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.
(Jesus continua a caminhada à frente deles enquanto fala.)
Jesus: Como vocês custam para entender e como demoram a acreditar em tudo que os profetas falaram! Será que o Messias não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?
(Os dois o seguem.)
Jesus: Os saduceus afirmavam que não existe ressurreição. Alguns deles foram até Jesus e lhe questionaram. E Jesus lhes respondeu: “Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e mulheres serão como anjos do céu. E, quanto ao fato de que os mortos vão ressuscitar, vocês não leram no livro de Moisés, a passagem da sarça ardente? Deus falou a Moisés: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. Ora, ele não é o Deus de mortos, mas de vivos! Vocês estão muito enganados!”
Simeão: Mas nós não o vimos! As mulheres disseram que o viram, mas...
(Jesus o interrompe, explicando mais uma parte das Escrituras.)
Jesus: Jesus certa vez disse a Pedro e aos outros discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar depois de três dias.” Ele disse isso abertamente e nem assim acreditaram. Vocês estão agindo da mesma forma!
Cléofas: Mas estamos perdidos... O que faremos agora?
Jesus: O Filho do Homem também disse, em outra ocasião, que ficariam desorientados, porque a Escritura diz: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão’. Nesses dias, depois da tribulação, o sol vai ficar escuro, a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e os poderes do espaço ficarão abalados. Então, verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos dos quatro cantos da terra e reunirá as pessoas que Deus escolheu, do extremo da terra ao extremo do céu. Tudo o que ia acontecer havia sido proclamado pelos profetas, mas nem todos sabem compreender!
(Aproximando-se do palco, que representa o lugar para onde os discípulos iam, eles param.)
Jesus: Até logo! Devo continuar meu caminho...
Simeão: Não se vá! Venha descansar!
Jesus: Não sei se devo...
Cléofas: Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!
Jesus: Está bem! Fico essa noite!
(Eles entram, colocam os sacos ao chão e dirigem-se à mesa.)
(Jesus pega o pão, fecha os olhos fazendo uma oração, parte-o e entrega um pedaço a cada um. Os dois se assustam e se entreolham. Jesus se levanta e sai de cena.)
Simeão: Não estava o nosso coração ardendo quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as escrituras?
Cléofas: Pois então! Senti algo estranho no peito!
Simeão: Como não reconhecemos o Mestre caminhando conosco todo esse tempo?
Cléofas: Mas nossos olhos se abriram quando Ele partiu o pão, assim como fez naquela Ceia derradeira com os discípulos!
Simeão: E agora? O que faremos?
Cléofas: Devemos contar essa boa notícia aos Onze! O Senhor realmente ressuscitou e todos devem saber e reconhecer a misericórdia de Deus!
(Eles levantam-se e saem correndo na direção de Jerusalém – fundo do teatro.)
(Jesus retorna ao palco e diz em voz alta e forte:)
Jesus: Reconheceram-me no partir do pão! Fazei isto em memória de mim! E lembrem-se: Sigam meu mandamento – AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI! Assim reconhecerão que são meus discípulos, através do AMOR! A paz esteja convosco!!!
Bibliografia
Bíblia Sagrada – Lucas 24, 13-33.
Teatro enviado por: Ana Carolina
Paróquia de São Francisco - São João del Rei - MG
Evangelize conosco enviando material
Partilhe: Se você tem algum teatro para catequese, ou qualquer outro material de catequese que possa ser usado nos encontros, envie-nos que disponibilizaremos aos catequistas do Brasil que visitam o nosso site..Email:catequisar@yahoo.com.br