
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Roteiro de teatro sobre o Gênesis, a criação do mundo em 7 dias.
Índice: Confira a lista com os outros temas de teatro
Salvar: Gostou desse teatro? Salve em formato pdf.
ANIMADOR: Em todo o tempo e lugar o espírito de Deus está presente e ativo. Ele oferece luz e força para o processo de crescimento humano-espiritual. Para que possamos caminhar e enxergar a direção que o Pai nos indica, vamos fazer neste momento a celebração da vida ; Entra o fogo (Peão com tocha), a terra (prenda com um saco de terra), a água (aluno com uma jarra), e o vento (aluno(o) com bandeira(s)). Enquanto entram os símbolos coloca-se um fundo music_______________________________ ).
PRESIDENTE: Iniciemos nossa celebração manifestando que Deus é comunidade e nos reúne em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Todos: Amém
ANIMADOR: Cada um de nós representa um dia da criação. Mergulhemos nesta maravilha de que somos criados no amor de Deus. À medida que forem lidos os dias da criação, as pessoas com a cor mencionada acenam um lenço da cor citada. Em sinal da presença do amor de Deus em nossa vida. Vamos fazer um teste: os que tem a cor branca, vamos acenar! Agora os de azul,... verde...., amarelo.... e vermelho.
LEITOR 1 – No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra estava vazia, as trevas cobriam o abismo, o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: “Haja luz”, e houve luz. Deus viu que a luz era boa. Chamou a luz de dia e as trevas, de noite - Acenam-se os lenços da cor branca – (Fundo musical enquanto entram crianças de branco carregando velas acesas).
LEITOR 2 – No segundo dia Deus disse: “Haja um firmamento”, e assim se fez. Deus chamou o firmamento de céu. Acenam-se lenços da cor azul – (Fundo musical enquanto entram crianças que trazem um lençol azul).
LEITOR 1 - No terceiro dia Deus disse: “Que as águas que estão sob o céu se reunam numa só massa e que apareça o continente.” Deus chamou ao continente de terra e a massa das águas, mar. Disse ainda: “Que a terra produza ervas e que dêem sementes e árvores frutíferas segundo a sua espécie.” E assim se fez. E Deus viu que tudo era bom. Acenam-se lenços da cor verde. (Fundo musical enquanto entram crianças com ramos verdes.)
LEITOR 2 – No quarto dia Deus disse: “Que haja luzeiros no Céu, para separar o dia e a noite”. Que sirvam de sinais tanto para as estações, quanto para os dias e os anos. E Deus viu que isso era bom. Acenam-se lenços da cor amarela. (Fundo musical enquanto entram 5 crianças de amarelo, com estrelas nas mãos, formando a constelação do cruzeiro do sul no lençol.)
LEITOR 1 – No quinto dia Deus criou os peixes do mar e as aves do céu e disse: “Multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares e que as aves se multipliquem sobre a terra.” Acenam-se os lenços da cor vermelha. ( Fundo musical enquanto entram crianças com cartazes, figuras de peixes e aves, com vestimenta da cor vermelha.)
LEITOR 2 – No sexto dia Deus disse: “Que a terra produza seres vivos, animais domésticos segundo a sua espécie.” Disse também: Façamos a nossa imagem e semelhança, homem e mulher”. E Ele os criou. Deus os abençoou dizendo: “Sede fecundos, enchei a terra e submetei-a. Deus viu tudo o que tinha feito e era muito bom. (Fundo musical enquanto entram o Estatuto dos Direitos Humanos e um bouquet de flores)
LEITOR 1 – Por fim, Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera e descansou.. Acenam-se todas as cores.(Fundo musical enquanto entra o pão e o vinho. (música: ).
ANIMADOR - O amor de Deus na criação é podado e sufocado pelo egoísmo do homem. É a história do pecado na história dos homens e na nossa história. Vamos agora representar a participação de cada pessoa na ruptura com o plano de Deus, de modo que representamos um dia da criação. Agora tentaremos vivenciar um dia da destruição. Mergulhamos nesta realidade de pecado que destrói e sufoca o amor de Deus, A medida em que forem lidos os dias do anti-gênesis, as pessoas da cor mencionada acenam seus lenços, em sinal de ruptura com Deus e com os outros homens. serão as trevas do egoísmo entrando em nossa vida, em nossas comunidades.
(Símbolos e cores chamadas são colocados em uma caixa em frente ao altar – dentro deve estar a Bíblia e a vela do Círio)
LEITOR 1 – Perto do fim dos tempos o homem quis viver só, longe do Deus que o criou. Assumiu-se como absoluto e Senhor de toda a terra. A Terra era bela e fértil, a luz brilhava nas montanhas e nos mares. A terra estava cheia de vida, o azul do céu resplandecia e o ar era puro.
LEITOR 2 – Acenamos os lenços de cor branca... Disse então o homem: dividamos o céu e a terra, que alguns homens possuam todo o poder sobre o céu e outros sobre a terra. Que a ganância de possuir mais de origem a discórdia e assim o sangue humano seja derramado sobre a terra. E assim se fez! Foi a primeira noite antes do fim. (desaparece, silencia os da cor branca e seus símbolos são abafados – colocar na caixa as velas apagadas).
LEITOR 1 – Acenamos os lenços de cor azul... O Homem disse: Tomemos o céu, que ele seja cinzento, cheio de fumaça e gases venenosos e que o ar seja poluído. E assim se fez. O homem achou que assim era melhor; as pessoas começaram a levar máscaras. Foi a Segunda noite antes do fim. (desaparece, silencia os da cor azul e seus símbolos são abafados – lençol, panos azuis).
LEITOR 2 – Acenamos os lenços de cor verde... O homem disse: que as águas sobre a face da terra se encham de navios, de produtos químicos e de lixos das cidades. Que naveguem, nas águas e nos fundos dos oceanos, submarinos atômicos, capazes de poluir os mares e destruir os povos sobre a terra. E o homem afirmou: acabamos com o verde das florestas, coloquemos em seu lugar plantas que dêem mais lucro, prédios que acumulem riquezas e asfaltem para que não nasçam mais plantas. E assim se fez! Os homens ficaram encantados com os avanços conquistados. Foi a terceira noite antes do fim. (desaparece, silencia os da cor verde e seus símbolos são abafados – ramos verdes).
LEITOR 1 – Acenamos os lenços de cor amarela... O homem disse: Não nos importemos mais com o sol, com as estrelas e que a luz perca o seu encanto. Façamos nós mesmos os nossos luzeiros, e que sejam coloridos para que brilhem nas noites de nossas cidades e que bombas sejam lançadas ao céu, para fazer o mesmo clarão das noites de tempestade. E assim se fez! O homem abafou o encanto da lua e das estrelas; e no seu lugar colocou satélites espiões. O homem viu tudo o que tinha feito e ficou orgulhoso de suas façanhas. Foi a quarta noite antes do fim. (desaparece, silencia os da cor amarela e seus símbolos são abafados – estrelas e panos amarelos colocados na caixa).
LEITOR 2 – Acenamos os lenços de cor vermelha... O homem disse: Tomemos os peixes das águas e os animais das florestas. Que a pesca seja permitida em todos os tempos, por esporte, necessidade ou crueldade. Joguemos petróleo, fezes, lixo e veneno nas águas, para que assim os peixes e aves morram envenenados e as praias fiquem mal cheirosas e poluídas, e disse mais: Criemos um esporte entre os homens, para que possam matar as aves do céu, e que seja o vencedor aquele que mais aves conseguir abater. E assim se fez. O homem viu que era o melhor! Foi a quinta noite antes do fim.
(desaparece, silencia os da cor vermelha e seus símbolos são abafados – imagens, desenhos, etc., de peixes e aves).
LEITOR 1 – O homem disse: cacemos a vontade os animais das florestas; façamos tapetes, calçados e roupas com suas peles. E aqueles que ainda sobrarem, sejam trancados, domesticados e sirvam de lazer e experiências de laboratórios. E no fim gritou sem pudor: Façamos um grande deus a nossa imagem e semelhança. Que ele abençoe tudo o que nós fazemos, esteja a serviço de nossas ideologias e projetos, sirva de acomodação para os pobres e marginalizados. E que este deus, se multiplique entre os homens tomando várias formas na vida das pessoas. Que cada um possua o seu próprio deus, seja o deus do lucro, deus da ganância, deus da técnica, deus da ignorância. Que estes deuses dominem o homem e o façam cada vez mais egoístas. Foi a Sexta noite antes do fim. . (silencia tudo, e os símbolos finais são abafados por cartazes com palavras lucro, ódio, ganância, ignorância, etc...– estatuto e flores).
LEITOR 2 – Na sétima noite o homem ficou só, cansado e vazio. Não havia nada sobre a face da terra. Um frio e um tremor o envolvera por toda a parte. Só havia ódio, discórdia e morte. Foi o fim do homem. (um momento de silêncio...)
Vamos escutar a mensagem que a música CANÇÃO DO TERCEIRO MILÊNIO - clique aqui para salvar a letra da musica - nos traz, abraçados no irmão do nosso lado é o abraço e união da paz .
(Crianças vão até a caixa e retiram a Bíblia e a vela do Círio, acendem e ficam mostrando para todos até o final do canto, após colocam o Círio e a Bíblia sobre o altar)
ANIMADOR: O espirito age com eficiência sem cansaço naqueles que a ele abrem a porta de seu coração e se entregam docilmente a sua ação amorosa. Neste momento vamos abençoar o pão e o vinho, sinal de nossa partilha e de um mundo melhor. É a comunhão de todos os homens e mulheres na mesma fé. (segue com os ministros da comunidade)
PAI-NOSSO DE MÃOS DADAS
BENÇÃO E PARTILHA DO PÃO
AVISOS
BENÇÃO FINAL (durante a saída se repete a música final)
Teatro enviado por: Carlos Bibiano Borges
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar