Bom uso do dinheiro

Reflexões Diárias

O trabalho tem seu valor e o dinheiro conquistado se valoriza se é usado para se fazer o bem

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Não é humano nem cristão julgar que o dinheiro é uma coisa má. O dinheiro tem seu valor próprio, que não é dado desconhecer; na escala de valores, ocupa um lugar.

Mas o trabalho é também outro valor e também ele ocupa seu lugar próprio na escala de valores.

Só que tanto o dinheiro como o trabalho são valores relativos e não absolutos. Tudo dependerá do uso que se fizer dos mesmos e da finalidade que se lhes dê. O dinheiro empregado para fazer o bem e operar a justiça é um meio de praticar as virtudes humanas e sociais. O trabalho orientado para a realização, não tanto da miséria, mas do homem, constitui um meio da superação de si mesmo.

Donde que tanto um como o outro necessitam ser orientados para que possam permanecer na escala de valores e que não se convertam em algo negativo, quando não contraproducente.

Por conseguinte, não é coisa má que lhe agrade o dinheiro e o trabalho; mas será coisa melhor que lhe agrade o bom uso de ambos.

"O ouro e a prata perderam a muitos, e o poder deles chega até a transviar o coração de um rei" (Eclo 8,3). "O ouro abateu a muitos, e os seus encantos os perderam" (Eclo 3,6). "Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro" (Eclo 21,8).