Seja prudente

Reflexões Diárias

Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Quando você tem que fazer uma viagem, preocupa-se com esmero de todos os pormenores, pensa em todas as possibilidades, prevê todas as circunstâncias e toma as providências para todas elas; em outras palavras, prevê e provê.

E quanto mais demorada e complicada a viagem, maiores são sua preocupação e seus preparativos, porque um descuido poderia tornar-se mais molesto ou de conseqüências mais fatais.

Já pensou em preparar quantas coisas necessita para essa viagem que já está realizando, do tempo para a eternidade, da terra para o céu?
É a viagem que mais lhe interessa, a que maiores conseqüências podem acarretar-lhe.
Seja prudente, seja previdente, não se exponha, garanta-se o possível; porque dessa viagem já não se volta mais: é uma viagem sem retorno.

"Jovem, rejubila-te na tua adolescência e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos" (Ecle 11,,9). Esta é a máxima que o mundo assobia aos ouvidos dos jovens e dos adultos; mas em seguida o Espírito Santo acentua: "Mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar contas" (Ecle 11,9).