Faça a sua escolha

Reflexões Diárias

Pense que o primeiro lugar, por ser o primeiro valor, corresponde sempre e unicamente a Deus

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Em sua vida há coisas que são acidentais ou secundárias e outras que são essenciais e primárias. Das primeiras você poderá prescindir absolutamente em determinadas circunstâncias, ao passo que das segundas nunca poderá esquecer-se.

Examine o que é principal para você e o que é secundário; o que é essencial e o que é acidental, e viva segundo sua resposta.

Mas, tome cuidado para não se equivocar em suas apreciações. Não aconteça que, ao enganar-se em seus julgamentos, você se engane em sua vida; há equívocos que não acarretam maiores conseqüências, ao passo que outros causam verdadeiras catástrofes.

Deve-se hierarquizar as coisas, colocá-las no lugar que lhes corresponde na escala de valores; será desastroso transtornar esses valores. Pense que o primeiro lugar, por ser o primeiro valor, corresponde sempre e unicamente a Deus.

Não há nada nem ninguém superior a Deus nem a seus direitos; e deixar de cumprir com Ele ou com eles, para cumprir com outros, é uma desordem que sua consciência não pode aprovar. "Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso…" (Ex 20,5). "Porque o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz distinção de pessoas, nem aceita presente" (Deut 10,17).