Casamento não é loteria

Reflexões Diárias

O casamento é a escolha que se faz com a cabeça e com o coração.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Não sei se com alegria ou com pesar, mas o fato é que se vai espalhando, por este mundo de Deus, que o casamento é uma loteria.

Com isto se pretende indicar que são muito poucos os casamentos que tiveram a sorte de dar certo.

O casamento é uma loteria e, como nesta, é mínimo o número dos que acertam; é uma loteria, e a maioria dos que jogaram no casamento não foram premiados, sequer por aproximação.

Dista muita da felicidade, que seria a loteria. Costuma-se também afirmar que “fulano acertou na loteria com uma mulher como essa!”; e não se quer reconhecer que o casamento, mais que de loteria ou sorte, trata-se de escolha; e, se é escolha, é estudo prévio consciente e demorado; escolha com projeções não só momentâneas e com exigências que perduram.

Escolha que se faz com  a cabeça e com o coração, porque é o homem inteiro que ama, e, portanto, é sábia e calorosamente aceita e vivida; porque escolher significa comprometer toda a nossa vida.

“Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela… Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo… Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher, como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido” (Ef 5,25-33).