Você deve esforçar-se.

Reflexões Diárias

Não confunda prudência com timidez, com medo, com não querer arriscar-se, porque então você cairá na covardia

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Você deve esforçar-se por ser valente e por ser virtuoso; mas de pouco lhe servirá ser uma e outra coisa, se não for prudente.

Acontece que a prudência rege os atos de todo homem, de toda a vida; e todas as demais virtudes do homem deixam de ser, se deixam de ser regidas pela prudência.

A valentia sem prudência converter-se-á em arrogância; a virtude sem prudência será ostentação, quando não presunção.

A prudência não reconhece excessos, jamais sai dos justos limites; sabe agir com o justo equilíbrio em todas as coisas e em todos os momentos.

Cuidado, porém! Não confunda prudência com timidez, com medo, com não querer arriscar-se, porque então você cairá na covardia e em parte alguma lerá que a covardia seja uma virtude! Como a prudência nos afasta da arrogância, afasta-nos também da covardia. . .

O apóstolo deve ser prudente, mas nunca tímido; com a prudência de espírito e não com a da carne. "Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto que a aspiração do espírito é a vida e a paz… De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis" (Rom 8,6-J3).