Jamais diga: "O que se perdeu, perdido está"

Reflexões Diárias

É muito mais construtivo que pense e diga que você pode encontrar o que está perdido, e que pode levantar o que está caído.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Jamais diga: “O que se perdeu, perdido está”. É muito mais construtivo que pense e diga que você pode encontrar o que está perdido, e que pode levantar o que está caído.

E isto, tanto em você como nos outros.

- em você, pois encontrará em sua vida bons costumes perdidos, bons hábitos esquecidos, santos propósitos descuidados, resoluções não cumpridas. Tudo isso você pode e deve recordar, encontrar, cumprir;

- e nos outros, porque também neles você poderá notar descuidos, filhos não tanto da má vontade, porém da humana fraqueza, e você pode e deve ajudá-los para o seu melhoramento. Se bem que tudo isto você deverá fazê-lo: nos outros, com tato e caridade, e em você, com firmeza e constância.

Desesperar da bondade de Deus pode ser o maior pecado que cometemos e, se você espera em Deus com sinceridade, tudo pode chegara ser conseguido: “Assim é a vontade de vosso Pai celestial que não se perca um só destes pequeninos” (Mt 18,14). “Pois o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido” (Le 19,10).