Liberdade

Reflexões Diárias

A verdadeira razão de ser de nossa liberdade é a conquista do Bem.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Seria desastroso não entender bem em que consiste a verdadeira liberdade.

A liberdade é a faculdade que Deus nos deu de eleição e determinação, para que, dedicados ao bem, nele nos aperfeiçoemos, forjando nele a nossa felicidade.Por isso a obediência a Deus é o exercício da verdadeira liberdade, pois nossa liberdade não passa duma participação da mesma liberdade de Deus.

A verdadeira razão de ser de nossa liberdade é a conquista do Bem.

Por isso, nossa liberdade não pode correr por sulcos dos loucos caprichos ou paixões egoístas e humilhantes.Um coisa é a liberdade e outra é o abuso da liberdade, que gera a libertinagem. Se a liberdade é algo muito bom, a libertinagem é muito má e perniciosa; não confundamos as coisas: o remédio com o veneno.

“É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão… Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais” (Gal 5,1-13). O Senhor eliminou a escravidão do pecado, dando-nos a liberdade da graça; esta é a verdadeira libertação, base de toda outra libertação. Não queiramos retornar ao pecado, para não voltar a ser escravos.