Ter razão ou ter boa vontade?

Reflexões Diárias

A razão escraviza todas as mentes que não são suficientemente fortes para a dominarem.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Que será melhor: ter razão ou ter boa vontade?

Poucas vezes dizemos dos outros: "Tem razão"!

No entanto, não é sensato pensar que alguém sempre tem razão e que os demais estão sempre enganados. Como tampouco será sensato pensar que ou não é verdadeiro ou não é bom tudo aquilo que nós não entendemos.

Muito facilmente os que não têm boa vontade pensam que tampouco a tem os demais: "O ladrão pensa que todos são iguais a ele". Quando somos movidos por intenções menos retas, é justamente então que mais facilmente suspeitamos dos outros. E com isso não só pecamos contra a caridade, mas também contra a justiça.

Embora em determinado caso não tenhamos razão, vale a pena ceder em nossa maneira de ver as coisas e conservar, de preferência, a boa vontade. Afinal de contas, quando você encerrar sua vida, não o julgarão por sua razão mas por sua boa vontade.

"Além disto, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pesnamentos. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco" (Filip 4,8-9)