
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Quem ama é guardião, é protetor, pois o amor não sufoca, mas dá liberdade.
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
É preciso transmitir ao outro o amor que recebemos de Deus Pai
A Palavra meditada está em São João 15,9-11:
"Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa."
Quem ama é guardião, é protetor, pois o amor não sufoca, mas dá liberdade. Deus nos ama e Seu amor nos guarda. O Senhor nos envolve de cuidados e carinhos. Por amor, o Senhor respeita nossa liberdade e permite que façamos nossas escolhas, sejam elas assertivas ou não. Por nos amar, Deus cuida de nós.
Como temos cuidado daqueles que estão ao nosso lado? O amor nos faz ser de Deus e permanecer em Seu amor, que é refúgio, morada para nós.
O amor não é egoísta
O amor não é para ser vivido sozinho. Quantos se lamentam por não experimentarem um encontro pessoal com Jesus! Por essa razão, justificam não amar o outro. Só conseguimos receber o que damos ao próximo.
Quem está cheio dos falsos amores deste mundo não abre seu coração para receber o amor de Deus. Aquele que se fecha para o irmão fecha-se para o amor do Senhor. O amor que recebemos, mas não passamos adiante, estraga-se dentro de nós.
Amor é doação
O amor de Cristo não nos domina; ao contrário, traz paz e alegria ao nosso coração. O Senhor não nos obriga a segui-Lo, mas nos inspira a tomarmos essa decisão por amor. Todo aquele que deseja um amor que não traia nem decepcione tem de se aproximar do amor de Deus.
Olhemos para o Crucificado e perguntemo-nos: "Assim como Jesus doou Sua vida por mim, sou capaz de morrer por aquele que eu amo?". Por quem teríamos coragem de dar a nossa vida? Diversas vezes, nosso amor se mistura ao desejo de fazermos do outro nossa posse e acabamos sufocando quem nos quer bem.
Quantas brigas acontecem, porque não damos liberdade ao outro ou queremos moldá-lo conforme nossas exigências! Quem ama vive na presença do Espírito Santo. Aquele que ama carrega Deus dentro de si e está sempre protegido contra o inimigo. Permaneçamos em Seu amor.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
www.cancaonova.com
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar