
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Natal, tempo para compartilhar a vida em família e viver o verdadeiro sentido desta época
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
O Natal é um momento propício para que as famílias se reúnam, e é melhor ainda quando coincide com as férias, para dedicar este tempo livre à família. Em meio à correria da vida cotidiana, podemos nos esquecer do que é realmente importante, como estar com aqueles a quem amamos.
O Natal é repleto de símbolos e tudo tem um sentido: árvore, presépio, luzes, coroa, canções, presentes. E precisamos ensinar isso aos nossos filhos, para que compreendam que, por trás de cada costume, há um sentido cristão. As seguintes atividades convocam a família de maneira especial:
1. O Advento
Este período que antecede o Natal é o momento dedicado a preparar-nos espiritualmente para a chegada do Nosso Senhor. É importante ensinar aos filhos o significado desse tempo. O calendário e a coroa do Advento são alguns símbolos.
2. A novena
Ela começa no dia 16 de dezembro e é uma oportunidade fantástica para ensinar aos filhos o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento do Menino Deus. Cada família pode viver a novena de uma maneira diferente, com orações, cantos, alimentos típicos etc.
3. O presépio
Montar o presépio sempre será uma atividade divertida e, portanto, a preferida das crianças. É um dos costumes mais importantes desta época. Vale a pena explicar muito bem o significado de cada figura do presépio às crianças.
4. A árvore
A árvore repleta de luzes é símbolo da luz que Cristo traz aos nossos corações. Também há outros enfeites da árvore cujo significado vale a pena explorar e compartilhar com os filhos.
5. A ceia
Uma ótima oportunidade para que sogros, noras, genros, irmãos e toda a família se reúna para preparar a ceia, trabalhar em equipe e celebrar o nascimento de Jesus.
6. Os presentes
Os presentes materiais são uma demonstração do nosso carinho pelos outros, mas vale a pena investir também em outro tipo de presente: uma carta de perdão, um abraço de reconciliação, um sorriso àquele familiar que está triste, um convite a alguém que não tem com quem compartilhar o Natal… Estes presentes dão mais satisfação e são uma bela demonstração do verdadeiro espírito natalino.
aleteia.org
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar