
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Curtos são os passos e os caminhos por onde a mentira transita e nunca chegam ao destino almejado
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
Sabemos o quão curtos são os passos e os caminhos por onde a mentira transita. Não chegam ao destino almejado. Não se sustentam sobre as próprias pernas. Dia mais, dia menos, emerge a verdade, deixando ruborizados ou mesmo com cara de tacho os autores de qualquer autodefesa inconsistente ou argumentos sem o lastro da sinceridade. Não adianta, o Pai da Mentira é derrotado sempre.
Afinal, essa é a alcunha mais popular daquele que enreda e tenta a qualquer custo ganhar a humanidade com suas mazelas e sutilezas mil. Apesar das constantes derrotas, defende suas mentiras como a mais cristalina das verdades.
Conclui-se, então: onde reina a mentira, reina também o espírito diabólico. Daí que é fácil perceber o resultado de suas tramas, os malefícios que provoca, a insegurança que semeia, o descrédito que se aninha, as perspectivas que se esvaem onde a mentira impera.
No campo pessoal é a mais desoladora das situações, pois quem carrega sobre si a pecha da mentira, da trapaça, da desonestidade estará sempre fadado ao insucesso e à derrota em suas empreitadas. Mesmo eventualmente se debatendo em tentativas da verdade, será vítima das artimanhas que seu passado construiu. Imaginem isso tudo na esfera social e política! O mais tétrico dessa história é que saímos da imaginação para assistir de camarote a esse espetáculo deprimente: a mentira está reinando entre nós.
Como sair dessa? Nada como proclamar a verdade, reconhecer a própria fraqueza, redimir-se publicamente e penitenciar-se pelos danos causados. Penitência que exige reparação. Princípios básicos da fé cristã que qualquer racional bem intencionado pode acolher e praticar. Mas aqui se encontra a raiz de todo mal: de boas intenções o mundo está cheio. A pergunta é: pra que lado pendem essas intenções? Para o bem ou para o mal, para o partido ou para o povo; para si próprio ou para o coletivo? E por aí vai... O maior obstáculo é a definição de nossas verdades, em contraposição com a Verdade revelada pela consciência, essa que sempre nos aponta os mandamentos do mais puro amor: Deus e sua justiça.
A luz da fé nos orienta sempre. Não adianta tecer longos discursos e mirabolantes processos de defesa sobre aquilo que construímos com o alicerce da mentira. Nenhuma tese, nenhum argumento ou palavreado complexo subsistirá sobre essa base.
São Paulo já dizia aos coríntios que a letra mata; só o Espirito é capaz de dar vida, de justificar, de florescer tudo aquilo que pertence à verdade. “Mas, como está escrito: ‘Nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem entrou no coração do homem’, o que Deus preparou para aqueles que o amam; a nós, porém, Deus revelou-o por meio do seu Espírito, visto que o Espírito tudo penetra, mesmo as profundezas de Deus” (1 Cor 2, 9-10). Esta é nossa Verdade,
Nada de oculto neste mundo será permanente, pois o Espírito da Verdade tudo revela. Então, aqueles que fazem de suas falcatruas e artimanhas um símbolo de esperteza ou sabedoria, coitados! Um dia descobrirão que mais esperto e sábio é o avestruz, que esconde sua cabeça sob a areia quando se sente acuado, ameaçado. Ao menos a própria cabeça colocam a salvo. Ah ironia! Quantos dos nossos sequer sabem onde enfiar suas cabeças diante de tantas mentiras, idiotices que se tornam públicas! A verdade, mais uma vez, triunfará.
Wagner Pedro Menezes
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar