
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Jesus nem exige uma grande fé, da altura de uma montanha. Basta que a tenhamos do tamanho de um grão de mostarda e nos valhamos dela.
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
A fé é o dom que recebemos no batismo; ela cresce em nós a ponto de se tornar operativa, não intelectual. "Acredito que Jesus pode curar e só". Não deve ser dessa forma, mas sim: "Estou convencido do poder curador do Senhor, de que minha fé me leva a ser instrumento d'Ele". Tudo isso depende de estarmos no Espírito Santo e permanecermos n'Ele.
Se eu pegar um copo e nele colocar água, um pouco de azeite, uma rolha e um pavio, farei uma lamparina de azeite. Por sua vez, se eu pegar só o pavio e puser fogo nele, em poucos segundos o pavio se consumirá. Contudo, se eu o deixar embebido no azeite e acendê-lo, ele ficará horas iluminando. Enquanto ele estiver embebido no azeite, produzirá luz e calor. Com cada um de nós ocorre o mesmo, tudo depende de permanecermos "embebidos" no Espírito. Ele, que possui todos os dons, manifesta-se em nós conforme a nossa necessidade.
"Quando voltaram para junto da multidão, alguém aproximou-se de Jesus, caiu de joelhos e disse: 'Senhor, tem piedade do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!' Jesus tomou a palavra: 'Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos? Trazei aqui o menino'. Jesus ameaçou o demônio e este saiu do menino, que ficou curado na mesma hora. Então os discípulos lhe perguntaram em particular: 'Por que não pudemos nós expulsar este demônio?'. Jesus respondeu-lhes: 'Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível'" (Mt 17,14-20).
Segue-se, então, a parte mais importante do Evangelho, no versículo 19: "Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: 'Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?' Ele respondeu: 'Por causa da fraqueza de vossa fé!'" (Mt 17, 19b-20a).
Que é isso! Então, os apóstolos não tinha fé? Respondemos: "Claro que tinham!". Eles acreditavam em Jesus, que Ele era o Filho de Deus. Acreditavam que Jesus curava e expulsava demônios. Os discípulos acreditavam que o poder de Deus estava em Cristo. Prova disso é que foram à frente d'Ele, de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, pregando, curando e vendo curas acontecerem.
Eles viram! Portanto, acreditaram. Porém, diante daquela situação, diante do menino naquele estado, não acreditaram. Eles se julgaram muito pequenos para aquilo, mas Jesus foi claro: "Por causa da fraqueza de vossa fé".
O Senhor continua: "Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá', e ela irá. Nada vos será impossível" (Mt 17,20b). Jesus nem exige uma grande fé, da altura de uma montanha. Basta que a tenhamos do tamanho de um grão de mostarda e nos valhamos dela.
Podemos rezar assim: "Vem, Espírito Santo! Sei que o Teu amor já foi derramado sobre mim, mas, hoje, reinflama o carisma de Deus que está em mim. Quero usar o carisma do Senhor de acordo com a minha fé. Amém!".
Artigo extraído do livro 'Aspirais os dons espirituais', de monsenhor Jonas Abib.
www.cancaonova.com
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar