
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Precisamos ter inteligência nas coisas que fazemos. A pessoa prudente presta atenção nas coisas à sua volta e não decide nada precipitadamente
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Mateus 10,16-20..
16. Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.
17. Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.
18. Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.
19. Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.
20. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.
Todos nós vivemos algum tipo de perseguição, mas aqueles que são de Cristo ouvem a Sua voz e ouvem a voz do Espírito Santo. Seremos combatidos, mas não seremos derrotados, porque se Deus é por nós, quem será contra nós?
Esta Palavra só pode vir de um amigo: "Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos" (Mt 10, 16). É Jesus nos alertando de que devemos ter cuidado com as pessoas, porque, muitas vezes, quando a gente faz a opção pela bondade, deixamos de lado a prudência. O Senhor nos manda ser bons, mas também nos manda ter cuidado para não nos machucarmos desnecessariamente. Seja prudente, com simplicidade, mas com prudência. Simplicidade tem a ver com a atitude do nosso coração.
Jesus nos envia de uma maneira diferente para levarmos a Sua Palavra e não é a mesma forma que o mundo utiliza para fazer e conseguir as coisas.
Precisamos saber o que queremos, precisamos estar focados para não nos perdermos em muitas coisas. Onde está o nosso olhar? Temos que estar com nossos olhos voltados para o céu, lá é o nosso lugar.
Um exemplo de fidelidade sãos as pombas, depois que encontram um parceiro, em geral, elas se entregam a eles até o fim, mesmo que eles morram, elas continuam fiéis.
Nós precisamos considerar as questões da nossa vida, assim como precisamos considerar as questões da vida das pessoas pelas quais somos responsáveis, com muito cuidado. É preciso refletir e colocar os olhos naquilo que realmente tem mais importância. Os imprudentes se perdem por não refletirem bem, por isso, não enxergam as situações de modo integral, nem conseguem ver as vantagens e as desvantagens.
Quais são as coisas mais importantes da sua vida? É a sua família? É a sua relação com Deus? É mais importante nos sentirmos amados do que sustentados. Devemos dar alimento a alguém necessitado? Sim, mas o mais importante é dar amor. Você sabe quando Deus é importante para uma pessoa? Quando ela dedica tempo a Ele.
Precisamos ter inteligência nas coisas que fazemos. A pessoa prudente presta atenção nas coisas à sua volta e não decide nada precipitadamente.
Seja prudente, apresente em oração as situações a Deus, considere-as com cuidado e imagine que existe algo que você não está vendo, que não está ao seu alcance por estar além de suas capacidades. Mas, não se preocupe, porque nessa hora Deus vai lhe mostrar a verdade.
Quando você não tiver mais segurança nem forças, O Espírito agirá no momento exato, porque Ele não cuida do supérfluo, mas se manifesta no momento adequado. E é certo que nunca nos faltará o que precisamos.
No meio da prudência não percamos a simplicidade e busquemos colocar o nosso olhar no Senhor e como as pombas busquemos ser sempre fiéis.
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar