
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
A gratidão nos engrandece, nos mostra que há outras coisas importantes neste mundo. Obrigado, Senhor, por ter me criado!
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
Eu gosto de escrever, sobretudo sobre as minhas vivências com Jesus. Esta manhã, estive retocando um livro que poderia ser uma resposta a muitas inquietudes. Estava por terminar, quando uma prima da minha esposa me enviou um vídeo que me encantou.
Era sobre o sentido da vida e sobre quão pouco admiramos a criação. Mostrava o quanto perdermos ao não observar a realidade ao nosso redor e perceber que tudo é um presente que nos é dado.
Lembro-me de uma vez em que estava com minha esposa e meus filhos passeando pelo interior do país. Às vezes, parávamos à noite, no meio do nada, naquela estrada escura e silenciosa, para admirar o céu e as estrelas. Que espetáculo! Quantas vezes esquecemos de quão incrível e belo é o firmamento.
Vivemos embebidos, absortos em nossas coisas, e esquecemos que a vida é um presente, um dom que nos é dado.
Faça um teste: experimente desligar a televisão, o computador, o celular... Deixe tudo de lado por alguns instantes, saia de casa e contemple o firmamento. Não é maravilhoso tudo o que nos cerca? Você já havia percebido quão belo é?
Pela manhã, antes de ir ao trabalho, olhe com curiosidade ao seu redor. Observe as cores de uma flor, o movimento do gramado, a sombra das árvores...
Estas maravilhas fazem que brote em nós uma palavra esquecida em nossa época: “gratidão”.
Usei esta palavra poucas vezes em meus livros. Quase não pensei nela.
Está acima dos nossos interesses e dificuldades. A gratidão nos engrandece, nos mostra que há outras coisas importantes neste mundo.
Quero cultivar esta palavra, ser agradecido com Deus. Cada manhã, quando levanto, penso nisso. Com certeza, o bom Deus espera de nós um pouco de gratidão, como o leproso que voltou para agradecer Jesus por tê-lo curado. Quero ser como esse homem e agradecer a Deus por tudo o que me deu.
Adoro ler livros sobre a vida dos santos. Sempre aprendo algo novo deles: sua fé, sua confiança, a vida de oração que tiveram, como conseguiram caminhar na presença de Deus... Fico emocionado com suas últimas palavras, aquelas que nos deixaram antes de partir para o Paraíso.
Santa Clara é uma das que mais me marcou. Ela incentivava as irmãs em seus últimos momentos: “Filhinhas minhas, louvem Deus”, dizia.
Com profunda paz, brotou dos seus lábios esta oração, que podemos repetir: “Obrigado, Senhor, por ter me criado!”.
Claudio Castro
aleteia.org
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar