
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
O sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós.
Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica
Estimados irmãos,
No mês de junho, a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O Coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário, o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34); diz a Liturgia que, "aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia".
Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando um conjunto de grandes festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a Liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.
Jesus revelou o desejo da festa ao seu Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o "Coração que tanto amou os homens e as mulheres é, por parte de muitos, desprezado". Santa Margarida teve como diretor espiritual o padre jesuíta São Cláudio de La Colombière, canonizado por João Paulo II, que se incumbiu de propagar a Grande Festa.
O sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós; é a expressão daquilo que São Paulo disse: "Eu vivi na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gl 2,20)". É o convite a que cada um de nós retribua a Jesus esse amor, vivendo segundo a Sua vontade e trabalhando junto em nossas paróquias na evangelização.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas na vida eclesial, tal como refere recentemente o "Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia", da Congregação para o Culto Divino. O Papa Francisco tem salientado constantemente o sólido fundamento na Sagrada Escritura dessa maravilhosa devoção.
O Apostolado da Oração – Arquidiocese de Florianópolis – busca ajudar a fortalecer e estimular a espiritualidade do Sagrado Coração nas comunidades. Além disso, todos os associados são convocados a participarem dos encontros paroquiais, comarcais e da grande concentração, que acontecerá no dia 28 de setembro, no CEAR. A partir da nossa espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, surge um sagrado impulso que Dele provém para mais amar Jesus e dar o Seu testemunho juntos aos irmãos.
Sagrado Coração de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!
Pe. Clóvis Cavalheiro, SJ
A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar