A verdadeira alegria vem de Deus

Enriqueça a sua fé - Artigos e Espiritualidade para formação católica

O carnaval é momento festivo, mas não devemos nos esquecer de que a verdadeira alegria está em Cristo.

Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Vivemos em uma sociedade em que as pessoas buscam a felicidade em situações que proporcionam somente sentimentos passageiros e artificiais, esquecendo-se de que a fonte da verdadeira alegria vem de Deus. Nas festas de carnaval, momentos nos quais muitos extrapolam na forma de se divertirem e viverem os sentimentos que afloram neste tempo.

Nós cristãos devemos celebrar o carnaval e não simplesmente festejar ou pular carnaval, pois devemos viver esse tempo de modo diferente do que é proposto pelo mundo. E reforça que devemos, sim, nos alegrar, mas nunca perder nossos valores, pois, infelizmente, muitos aproveitam esse período para se perderem e acabam se afastando dos desígnios de Deus.

O carnaval é momento festivo, mas não devemos nos esquecer de que a verdadeira alegria está em Cristo. Por essa razão, a Igreja procura fazer desta festa cultural um momento de grande alegria e louvor ao Senhor realizando em muitas comunidades e paróquias os retiros de carnaval.

A Igreja, em si, tem estes retiros para dizer que a maior alegria, que realmente deve estar em nosso coração, é Jesus Cristo. Por isso devemos depositar nossa alegria no Senhor e o festejarmos de maneira diferente.

Todo nosso contentamento é fruto do Espírito Santo. A nossa alegria brota da ação de Deus em nossa vida, por essa razão não há necessidade de situações externas para que nos alegremos verdadeiramente.

A alegria é um estado de espírito, tantas vezes encontramos pessoas que não teriam motivos nenhum para se alegrar, mas estas se alegram por terem a certeza de que Deus está com elas. A certeza de que a alegria está no nosso coração, porque Deus a coloca, e não porque qualquer outra coisa material ou artificial possa nos dar essa graça. Mesmo assim alguns vão se alegrar bebendo, se drogando e até mesmo para se esquecerem de seus problema.

Neste carnaval faça uma opção diferente de diversão, não se prenda a alegrias momentâneas e sim a alegrias duradouras. Deus é nossa única fonte de felicidade e preenche nossa vida com bênçãos e com os dons do Seu Santo Espírito.

A alegria de Deus é esta certeza de que Ele está no nosso coração. Não é uma alegria como um momento, mas sim como um estado de espírito.

Padre Anderson Marçal